1 a 7 de agosto – Semana Mundial da Amamentação 07/08/2019 Pitibebe

O leite materno é o melhor alimento para o bebê, amamentar é um ato de amor e comunicação entre mãe e filho.
Na semana da Amamentação, compartilhamos com você uma lista dos benefícios do aleitamento materno nos primeiros meses de vida do seu bebê.

Beneficios para o bebê

A amamentação é a melhor forma de nutrição.

A amamentação é a melhor forma de nutrir os recém-nascidos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo pelo menos nos primeiros seis meses de vida e depois devem ser adicionados na dieta do bebê alimentos mais sólidos adequados à idade da criança.

A amamentação protege o bebê de doenças.

Iniciar cedo o aleitamento materno (na primeira hora de vida) protege o recém-nascido de infecções e reduz a mortalidade neonatal. O leite materno proporciona anticorpos que protegem o bebê de doenças como diarreia e pneumonia. A OMS afirma que as crianças e adolescentes que foram amamentadas são menos propensos a ter excesso de peso ou serem obesos.

É uma fonte de energia para o seu bebê

O leite materno também é uma importante fonte de energia e nutrientes para as crianças de 6 a 23 meses. Fornece mais da metade das necessidades energéticas da criança entre os 6 e 12 meses, e um terço entre os 12 e 24 meses. O leite materno é também uma fonte essencial de energia e nutrientes no transcurso de qualquer doença.

Beneficios para a mamãe

Benefícios após o parto.

O aleitamento materno ajuda na recuperação da mãe após o parto, quando o bebê mama do peito o organismo da mãe gera ocitocinas e endorfinas, hormônios que produzem sensação de bem-estar para ela e que também aceleram a involução uterina, quer dizer que estes hormônios aceleram o processo para que o útero volte a seu tamanho original.

Reduz o risco de sofrer câncer de mama e de ovários.

 A amamentação também ajuda a que a mãe possa recuperar seu peso pré-gestacional, reduz as taxas de obesidade e o risco de desenvolver câncer de ovários e mama. Além disso, embora não seja completamente confiável, também funciona como método contraceptivo natural, oferecendo um 98% de proteção nos primeiros seis meses.

Uma boa prática para as mães na hora de dar de mamar é ter uma almofada de amamentação, isso ajudará a achar a melhor posição para conseguir a pega correta, e que tanto o bebê como a mãe possam estar confortáveis durante o tempo que leve a amamentação.

Quer saber mais sobre amamentação? Vem ler nossa nota: Amamentação: 7 dicas para aumentar a produção de leite materno. 

Quer saber mais sobre cuidados com o bebezinho? Acompanha nossas redes sociais. Toda semana tem conteúdo fresquinho por lá!

Categoria: Saúde do Bebê
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.