5 dicas simples para papais e mamães conseguirem administrar melhor seu tempo e desfrutar mais com o seu bebê. 12/07/2019 Pitibebe

Administrar seu tempo para desfrutar de seu bebê quando você é pai ou mãe que trabalha não é tarefa fácil. Por isso a gente preparou algumas dicas que podem te ajudar a se organizar melhor.

Claramente não é o mesmo ser pai ou mãe de crianças pequenas, do que de crianças maiores. As tarefas e atividades mudam de acordo com o momento da vida em que a criança se encontra.  No post de hoje, vamos compartilhar 5 dicas para você conseguir aproveitar o máximo de tempo com seu pequeno (a). Vem ver! 

1. Faça um calendário com as tarefas e atividades que você tem normalmente.

É momento de sentar e passar as ideias a limpo. 

Geralmente estamos pensando tanto em tudo que temos para fazer, que acabamos nos sobrecarregando. Sentimos que nunca teremos tempo suficiente pra tudo, são tantas coisas!

A realidade é que, quando as ideias estão na nossa cabeça parecem ser mais e mais difíceis e desorganizadas. Porém, no momento que escrevemos elas em um papel, conseguimos visualizar tudo mais claramente e, provavelmente acabamos achando uma forma muito melhor de lidar com elas e nos organizar.
Se você é da era mais tecnológica, abra o bloco de notas, calendário ou o aplicativo do seu telefone ou computador. Já se você é da velha escola, pegue um caderno e um lápis para começar a anotar todas essas coisas que estão surgindo na sua mente, dessa forma será mais fácil ter uma visão clara.

Comece escrevendo os dias e as atividades ou responsabilidades que se repetem toda semana, para saber que horas do dia e da sua semana elas ocupam.

Por exemplo:
De segunda a sexta: 8:00- Levar meu filho pra escola. 11:30-  Ir buscá-lo.
De segunda a sexta: Das 9:00 às 17:00 horas ir pro trabalho.

Pode dividir suas tarefas da forma que fique mais confortável para você, o importante é enxergar o tempo que vai ficando livre das principais responsabilidades, para poder adicionar mais atividades.

Assim, você consegue organizar sua agenda para tirar um tempo livre com as crianças, curtir a família em casa e fazer tudo o que você tiver em mente.

Se você tem um parceiro com quem compartilhar o dia a dia, nós aconselhamos que ambos peguem esse hábito como um momento divertido, para compartilhar, trocar ideias e opiniões. Dessa forma, os dois poderão escolher as melhores opções e ter mais tempo livre.

 

2. Dedique uma hora do seu dia para fazer alguma coisa que você goste.

Muitas vezes deixamos de praticar alguma atividade física, de ir ao salão ou sair com amigos porque “não temos tempo”. Mas com o nosso método do calendário, vai ficar mais prático organizar tudo.

A ideia é que todos os dias tenha uma hora só nossa no calendário.

Se forem duas pessoas, é mais fácil se revezar nas atividades do dia a dia para que cada um tenha o seu momento. Mas mesmo assim, se você for pai ou mãe solteiro/a, tenha em mente que, se com a dica anterior você conseguiu achar a forma de organizar as tarefas fundamentais do dia, então agora você também poderá estabelecer os seus momentos como prioridade.

Talvez uma hora por dia seja muito tempo, isso você pode organizar como quiser. Talvez ir 3 vezes por semana à academia ou uma hora e meia por dia é o suficiente pra você e não ocupa todos os dias da semana. O importante é que em alguma parte desse calendário o seu tempo de distração seja contemplado. Isso é importante para o seu bem-estar e para que a sua maternidade ou paternidade não gere pressão.

3. Faça um calendário de refeições

Como pais o mais importante para nós é a saúde dos nossos filhos, e uma grande parte disso está relacionada com a alimentação.

Depois de uma visita ao pediatra onde ele indicará a dieta balanceada que devemos dar para o nosso filho, é importante nos certificar de que estamos cumprindo, para que dessa forma não faltem os alimentos e nutrientes fundamentais.

A maioria das vezes não temos tempo de preparar os alimentos indicados no mesmo dia como a gente gostaria.

Uma boa forma de conseguir é montando um calendário semanal de refeições! Usar o fim de semana para conseguir os alimentos que precisamos, e cozinhar no dia anterior às receitas que não tenham que ser preparadas no mesmo dia. Dessa forma você terá a maior parte das refeições prontas com antecipação e poderá cumprir a dieta efetivamente.

4. Aprenda da experiência de outros pais

Ter em conta a experiência de outras pessoas muitas vezes pode ser útil para adaptá-la a nossa rotina.

A frase “ninguém nasceu sabendo ser pai” é usada frequentemente e é totalmente verdade. Cada um vai aprendendo na estrada, dadas as circunstâncias e experiências pessoais. De qualquer forma, lembre-se que muitos já viveram essas situações antes e gostam de compartilhar dicas que podem facilitar a forma de organizar a nossa rotina.

Muitas vezes não temos ideias no momento ou não pensamos em formas de encarar algumas situações e com certeza alguém estará lá para nos ajudar. Graças a tecnologia de hoje, estamos globalmente ligados e é mais fácil conseguir bons conselhos.
De qualquer forma, nós recomendamos que você sempre pesquise em canais ou sites que sejam reconhecidos e positivamente valorizados para não se deparar com experiências negativas. Em nosso blog temos dicas sobre diferentes temáticas que podem te ajudar e informar.

5. Confie no seu instinto

Apesar dos conselhos que podem ser muito úteis, confie sempre no seu instinto materno/paterno, já que é algo que normalmente desenvolvemos nessa fase. Ninguém conhece melhor os nossos filhos e as possibilidades que temos para criá-los do que nós mesmos.

Assim, não existem pais perfeitos nem filhos perfeitos.  Cada família tem o seu entorno e suas possibilidades que condicionam a realidade na que vivem e a melhoram dia a dia.
Os conselhos dos pediatras são muito importantes para entender as necessidades dos nossos filhos que não podemos esquecer. Mas também iremos aprendendo coisas novas a cada dia, nessa maravilhosa aventura que é ser pai ou mãe. Aproveite ela ao máximo!

E aí, gostou do post?
Então acompanha nossas redes sociais @pitibebeepet para ler mais informação e tirar dicas sobre maternidade/ paternidade.Toda semana tem dica fresquinha!

Categoria: Diversos

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.