A cama compartilhada é recomendavel? 26/07/2019 Pitibebe

A cama compartilhada ou cama familiar é uma prática em que bebês ou crianças pequenas dormem com um ou ambos os pais. É uma prática normal em muitas partes do mundo.

Escutamos frequentemente diversas opiniões sobre se é bom ou não e quais podem ser as repercussões do fato de que as crianças durmam com os pais. Por isso, separamos pra você, algumas informações sobre o assunto e algumas recomendações caso você queira praticá-lo.

Medidas de segurança

Quando dormimos com o bebê na mesma cama há certas medidas que devem ser levadas em consideração para sua segurança:

1.  O melhor é que a cama seja grande. Ou seja, que preferentemente caibam três pessoas para ter mais espaço e que o colchão seja duro, para melhorar a postura da coluna.

2. É recomendável que o bebê durma nos lados e não no meio, para não apoiá-lo onde o colchão tende a se dobrar.

3. Evitar cobrir demais o bebê para não dar calor excessivo e evitar asfixia com os edredons.

4. Você pode colocar uma barreira de um material acolchoado ao redor do bebê para mantê-lo num espaço determinado e evitar que ele caia. No caso do bebê se mover ou cair acidentalmente, uma boa ideia é ter almofadas no chão para amortecer a queda.

5. Embora o bebê esteja dormindo, nunca o deixe sozinho em uma cama de adulto, pois ele pode acordar, se mexer e cair.

6. É muito importante que os pais evitem bebidas ou medicamentos que favoreçam o sono profundo, pois eles podem não acordar diante de qualquer sinal de perigo do bebê. O mesmo no caso de que um dos pais sofra de algum tipo de transtorno como sonambulismo, epilepsia ou similar.

7. Não é recomendável que os pais fumem, já que aumenta o risco de morte súbita em bebês.

Alguns benefícios da cama compartilhada

Muitas mamães e papais acham na cama compartilhada muitas facilidades e situações favoráveis tanto para o bebê como para eles mesmos. Por exemplo:

– Dormir com o bebê faz que ele se sinta mais seguro e próximo dos seus pais.

– Melhora a temperatura corporal da criança por estar em contato com o corpo dos pais. Além disso, acontece uma “sincronia termal”: se o bebê estiver com frio à temperatura do peito da mãe aumenta em dois graus para aquecê-lo. Se o bebê estiver com calor o peito da mãe cai um grau.

– Reduz o choro, porque o bebê sente que os seus pais estão próximos dele e também podem ajudá-lo de forma rápida em caso do bebê mostrar um incômodo ou necessidade.

– Ajuda os bebês a descansar melhor, pois ao estar perto dos seus pais não sentem a preocupação de ficar sozinhos, melhoram a respiração e a frequência do ritmo cardíaco.

– Dormir com o bebê também traz benefícios para os pais. Se o bebê dormir mais tranquilo os pais também vão dormir melhor e é mais fácil para as mães o fato de estar mais perto para dar de mamar as vezes que for necessário e evitar o choro da criança.

A cama compartilhada pode ser negativa?

O principal motivo dessa pergunta se relaciona com a morte súbita em bebês. De acordo com o artigo publicado pela Associação Espanhola de Pediatria em 2014:

“A forma mais segura para os bebês menores de 06 meses dormirem é em seu berço, boca pra cima, perto da cama dos seus pais. Existe evidência científica de que essa prática diminui o risco de SMSL em mais de 50%”.

Assim, a cama compartilhada não é uma decisão exclusivamente familiar. É um assunto muito delicado, por isso no momento de tomar a decisão, nós recomendamos fazê-lo em família, com aconselhamento do pediatra e conhecendo os prós e contras.

As opiniões podem variar, isso vai depender de cada médico que atender o seu bebê. Mas o mais importante é se manter informado sobre as opções e sempre levar a sério as precauções indicadas pelo médico para evitar correr riscos.

Quer saber mais sobre cuidados com o bebezinho? Acompanha nossas redes sociais. Toda semana tem conteúdo fresquinho por lá!

Categorias: Diversos , Saúde do Bebê
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.