Acabou a chupeta! 5 dicas práticas para tirar ela do seu bebê 10/07/2018 Pitibebê

Chegou a hora de largar a chupeta! A tarefa não é das mais simples na vida da mamãe e do bebê. O momento pede paciência e uma boa dose de 5 dicas. Acompanhe!

É tão fofo ver o bebê com uma chupeta, não acha? O objeto é usado para satisfazer algumas necessidades orais da criança, no entanto, a longo prazo pode trazer consequências negativas para a saúde dela. Problemas de respiração, fala e alterações ortodônticas são as principais.

Tirar a chupeta do bebê para sempre não é tarefa fácil, todas nós sabemos. Neste momento, temos que agir de forma responsável e não nos deixarmos levar pelo rostinho lindo que pede a chupeta (você consegue!).

Então, acabou a chupeta! Aprenda com as 5 dicas básicas que preparamos para lhe ajudar neste momento. Continue lendo!

1. Faça aos poucos…

Nada que a gente tire da vida do bebê de uma hora para outra vai funcionar direitinho. Portanto, vá tirando aos poucos a chupeta. Comece com pequenos intervalos e aumente o tempo sem chupeta gradativamente.

Comece tirando a chupeta durante algumas horas do dia e logo depois da noite. Cuide apenas para não demorar tanto para tirar à noite, pois o bebê pode sentir falta da chupeta mais facilmente e pedi-la durante o dia.

2. Promova uma troca

Substituir a chupeta por algo que o bebê também goste, como o paninho de dormir, é uma ótima alternativa. Trocá-la por um brinquedo fofinho ou de morder que ele adora, também pode ajudar.

Faça isso de forma com que ele vá se acostumando sem a chupeta. Pode ser durante o dia ou mesmo à noite, quando eles costumam pedir pela chupeta na hora de dormir.

3. Marque o dia

A partir do momento em que a criança já entende que marcar o dia para abandonar a chupeta é um compromisso, você pode combinar uma data. Pode ser no aniversário dela, no Natal, entre outras.

O mais importante neste momento é cumprir o acordo e não ceder. Avisar a criança que o dia está se aproximando é uma boa medida para que ela vá se acostumando.

4. Peça para a criança falar somente sem a chupeta

“Antes de falar, tire a chupeta”. Com essa frase, dita todas as vezes que o seu filho queira falar com a chupeta na boca, ele vai compreendendo que você o entende somente quando está de “boca vazia”.

Procure não se esforçar tanto para entender o que ele fala. Aliás, mesmo que você entenda, insista para que tire a chupeta e só confirme que entendeu o que foi dito,  após isso acontecer.

5. Deixe a chupeta com gosto “velho”

Por mais que o bebê esteja apegado à uma chupeta, a partir do momento que ele não sentir mais um gosto atraente e característico, vai perder o interesse. Comprar uma chupeta nova? Nem pensar!

É natural o bebê largar a chupeta

Antes de terminarmos o conteúdo, temos que fazer uma ressalva importante para o seu bebê largar de vez a chupeta. Dê início ao processo fazendo com que ele acredite que é natural parar de usar chupeta. Ao começar por algo já esperando por problemas, eles acabam se tornando realidade e muito maiores.

Falar que a criança está crescendo e que à medida que vai ficando mais velha é legal que pare de usar chupeta, também serve como incentivo. O bebê está crescendo!

Então, gostou do conteúdo? O nosso blog está cheio de textos especiais sobre bebês. Acompanhe também a página da Pitibebê no Facebook

 

Categoria: Diversos

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.