5 dicas para alimentação das crianças no verão 25/12/2018 Pitibebê

A alimentação das crianças no verão pede alguns cuidados, como refeições saudáveis e atenção com os horários. Tem ainda a questão da comida fora de casa! Confira!

O verão pede cuidados extras na alimentação das crianças, especialmente porque elas gastam mais energia e precisam se hidratar com maior frequência. Além disso, com as viagens de férias dos pais, aumentam as vezes em que a família vai fazer refeições fora, como na praia ou piscina.

Neste conteúdo, com gostinho de verão, você vai ler as 5 dicas que preparamos para a alimentação das crianças na estação mais quente do ano. Acompanhe!

1. A alimentação das crianças deve ser a mais natural possível

Mamãe, cuidado com as tentações, como os fast food, na frente dos pequenos! Prefira alimentos leves, frutas, água de coco, sucos naturais e muita água. Se for levar um lanche para a praia, o que é bastante recomendável, escolha alimentos de origem caseira, pois há riscos de intoxicação quando os alimentos são de fontes desconhecidas.

Caso levar lanches para o passeio, não esqueça de conservá-los em uma sacola térmica. Os mais recomendados são os assados, grelhados, legumes e verduras. As massas, por sua vez, também ajudam a dar mais energia aos pequenos. Porém, não podem ser consumidas exageradamente.

2. Tome cuidado com os alimentos na rua

Na rua, na praia, na piscina e nos demais lugares que a família estiver passeando! Quando não há nenhum alimento previamente preparado aos pequenos, como os pais acabam comprando, neste momento, é recomendável comprar biscoitos de polvilho, milho cozido, picolés de frutas, sucos e água de coco.

Deve-se evitar o consumo de pratos que não sejam industrializados, como as empadas, salpicão, salada de frutas, sucos e sanduíches de maionese. Os riscos de contaminação por bactérias, que podem causar infecção intestinal, febre e diarreia acabam aumentando.

3. Mantenha a boa alimentação das crianças no hotel

Famílias que viajam nas férias costumam ficar em hotéis ou pousadas que oferecem um delicioso café da manhã, fazendo a alegria dos adultos e das crianças. Contudo, é preciso seguir a boa alimentação, escolhendo alimentos saudáveis para os pequenos (não somente para eles, obviamente).

Como é a primeira refeição do dia, o café da manhã tem que ser bem caprichado. Nesta hora, dê preferência aos pães integrais e deixe de lado frituras e alimentos gordurosos. Depois, no almoço, se a família for para um passeio, ofereça um sanduíche de pão integral ou árabe com queijo minas, tomate, alface e cenoura ralada. Para beber, um suco natural de frutas, água e água de coco são ótima opções. Caso façam a refeição no próprio hotel, entram para a alimentação das crianças as verduras, legumes, arroz, feijão e carnes (para aqueles que já comem este alimento).

4. Fique de olho nos horários da alimentação das crianças

As altas temperaturas e as inúmeras brincadeiras com a família podem provocar a falta de apetite dos pequenos. Para que isso não se torne um problema, os pais devem oferecer um “lanchinho” a cada duas ou três horas. Vale para as crianças com mais ou menos peso.

Outro fator importante é que a alimentação das crianças tenha horários fracionados e siga esta orientação: café da manhã reforçado, almoço leve, lanche da tarde e o jantar para completar um dia de verão.

5. Sorvetes com moderação

Como os sorvetes tem “a cara do verão”, fica difícil não sentir vontade de consumir ao menos uma unidade nos dias mais quentes. No entanto, como qualquer alimento que contenha açúcar e gordura, os pais devem ficar de olho nos excessos.

Na praia ou piscina, a melhor escolha são os sorvetes e picolés de frutas. Se estiverem por casa, a opções caseiras são as melhores, como aquelas que misturam iogurte e frutas. A criançada adora!

 

No verão, além de tomar bastante água para manter os pequenos bem hidratados, a alimentação das crianças pede bastante atenção. Tome cuidado com o que vai comprar na rua, praia ou no clube, fique de olho nos horários das refeições e não permita exageros. A saúde das crianças e as suas férias agradecem!

Categoria: Saúde do Bebê

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