Aquecedor: Posso usar no quarto do bebê? 05/07/2019 Pitibebe

Com o inverno chegando muitas mamães começam a se preocupar com a temperatura ideal do quarto do bebê. Os casaquinhos e pijaminhas vão saindo do fundo da gaveta mas, mesmo assim, parece que nada é o bastante para esquentar e aconchegar os nossos pequeninos.

É aí que surge aquela grande dúvida: Posso usar o aquecedor no quarto do meu bebê?

Muitas mamacitas preocupam-se com o aquecimento do quartinho do bebê e, com a ideia de protegê-lo do frio, optam por usar os aquecedores, já que o mesmo deixa o ambiente quentinho e aconchegante.

No entanto, é necessário ficar atento ao uso desses equipamentos, pois o mesmo pode trazer algumas implicações e riscos à saúde do pequeno (a).

Como a função dos aquecedores de ar é deixar o ambiente aquecido, ele acaba comprometendo a qualidade do ar, o que resulta em um ambiente mais seco. Essa baixa qualidade do ar faz com que as vias aéreas do bebê fiquem mais ressecadas e não cumpram seu papel de filtrar o ar que respira.

Além disso, para compensar essa falta de umidade, alguns papais e mamães recorrem ao uso de umidificadores, o que pode resultar na proliferação de bactérias, fungos e ácaros, prejudicando ainda mais a saúde do bebê.

Outra questão é sobre a dificuldade em equilibrar a temperatura da casa inteira. Diversas vezes, o quarto do bebê é aquecido e o resto da casa não, com isso surge uma transição desadequada de temperaturas. Esse contraste de temperaturas pode ser bastante perigoso e desconfortável para a criança.

Aquecedores

Contudo, sabemos que há períodos bem frios que afligem muitos pais, pois não tem jeito de esquentar os pequeninos. Nessas horas pode sim usar aquecedores, eles são ótimos aliados para esquentar o quartinho do bebê. Mas atenção: Não pode ficar ligado por um período de tempo muito extenso!

A questão do uso de aquecedores depende muito do cuidado e uso correto dos mesmos. Para os pais que optam em usar esses aparelhos, é indicado usar aquecedores a óleo, que já possuem consigo um umidificador, ou colocar uma vasilha de água ou até mesmo um pano molhado se for outros modelos.

Vale lembrar que não é para transformar o quarto do bebê em um “forninho” e sim usá-lo de maneira consciente. Enquanto dá banho no bebê, por exemplo, pode sim usar o aquecedor ou durante o jantar, isso não ocasiona nenhum problema. A questão é não usá-lo excessivamente.

Ventilar os ambientes

Outro ponto a considerar é que você deve garantir, pelo menos uma vez ao dia, abrir a casa para ventilar os ambientes e deixar os cômodos sempre limpos, para evitar o surgimento de bactérias e fungos.

DICA: Lembre-se que, à medida que o bebê cresce e começa a deslocar-se, gatinhando ou andando, não é seguro ter aparelhos de aquecimento a seu alcance para evitar queimaduras e outros acidentes.

E aí, gostou do post? Então acompanha nossas redes sociais @pitibebeepet que toda semana tem dica fresquinha que sai no nosso blog!

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.