O bebê de 10 meses já tenta falar? 20/11/2018 Pitibebê

O bebê de 10 meses é um fofo! Ele começa a balbuciar sons que parecem palavras e adora uma boa “conversa” com a mamãe e o papai.

A euforia ao perceberem que o bebê de 10 meses começou a balbuciar sons toma conta da mamãe e do papai. É um marco inesquecível dessa fase da criança!

Além do ensaio para as primeiras palavrinhas, o bebê adora distribuir sorrisos ou esconder o rosto quando um desconhecido se aproxima dele. E tem muito mais… continue lendo!

Mais agilidade para engatinhar e “escalar”

O bebê de 10 meses geralmente apresenta mais agilidade e desenvoltura na hora de engatinhar. Ele apoia-se nas mãos e joelhos e fica com o tronco paralelo ao chão — mesmo que algumas crianças já engatinham antes desta fase, os movimentos são aprimorados agora.

A criança também passa a se sentar com firmeza e a dar alguns passinhos segurando-se em móveis. Pode ser até que ela consiga soltar as mãozinhas e ficar em pé sozinha por alguns segundos.

Ao conseguir equilibrar-se por conta própria, o bebê de 10 meses vai buscar outros objetos em que ele possa se apoiar. Inclusive, tem grandes chances de começar a “escalar” móveis e subir escadas.

Mãozinhas habilidosas

Nesta fase, os dedinhos do bebê estão ficando bem habilidosos e ele consegue pegar um objeto menor entre os dedos polegar e indicador ou médio. A diferença para os meses anteriores é que isso acontece sem que ele tenha que apoiar o punho em uma superfície.

As atenções por aqui devem ser redobradas, já que qualquer objeto pequeno vai chamar a atenção do bebê de 10 meses. É o momento em que ele costuma levar tudo para a boca. Pode ser um alimento sólido (agora ele quer comer sozinho) ou um objeto pequeno qualquer.

A personalidade do bebê de 10 meses

Os primeiros traços da personalidade do bebê começam a aparecer! Há crianças que gostam de socializar e mandar aquele sorriso lindo a todo momento. Por outro lado, existem crianças que são mais reservadas e preferem esconder o rostinho ao se depararem com algum estranho.

O bebê de 10 meses faz gestos para chamar a atenção do papai e da mamãe, dá “tchauzinho” e repete sons. Seus gostos também começam a aparecer, como em protestos, quando não quer ser colocado na cadeirinha do carro.

O pequeno tagarela

Ao balbuciar sons que até parecem palavras, o bebê de 10 meses deixa a mamãe e o papai ainda mais “babões”. Nesta fase, como a criança entende melhor as palavras e frases simples, é muito importante que os pais conversem com ela. O estímulo só vai ajudar!

Na hora das conversas com o bebê de 10 meses, é fundamental repetir as palavras dele com linguagem adulta. Não precisa falar de maneira infantil o tempo todo, afinal, é melhor que ele vá se acostumando desde cedo a ouvir as palavras em suas formas corretas.

A mamãe e o papai devem ter ainda boas “conversas” para ajudá-lo a aprimorar a sua linguagem. Por exemplo, quando o bebê soltar alguns sons ou tentar formar frases que ninguém compreende, é legal responder com um “é verdade” ou “não me diga”, e por aí vai. O bebê vai adorar e aos poucos entender algumas palavras e formas de comunicação.

Dica: faça uma narrativa do seu passo a passo na hora de trocar o bebê. A conversa pode fluir com você explicando coisas do tipo: “Vou te levar até o quarto. Agora, vou colocar a sua fralda”… e por aí segue.

Mamãe, o bebê de 10 meses já tenta as suas primeiras palavrinhas, mesmo que a maioria dos sons sejam indecifráveis. Ele também quer comer algumas coisas sozinho, tem personalidade própria e adora boas conversas. Portanto, não poupe nos assuntos e o estimule sempre que puder.

Caso mamães e papais tenham alguma dúvida quanto ao desenvolvimento do bebê, o mais indicado é ter um contato direto com o pediatra ou outro especialista da área.

Categoria: Diversos

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.