Bebê de 2 meses: primeiros sorrisos e soninho mais longo 25/09/2018 Pitibebê

O bebê de 2 meses começa a distribuir os seus primeiros sorrisos e a deixar mamãe e papai tão contentes quanto emocionados. E tem mais surpresas!

Bebê de 2 meses: não é quebrante — como nossos pais e avós diziam, são os primeiros sorrisos do bebê de 2 meses. Essa nova fase da vida do pequeno é marcada pelo sorriso e pelo soninho mais longo, que dá mais intervalos entre um e outro. Ele também começa a dormir mais à noite.

Mas, não são apenas essas duas novidades. Tem mais surpresas que o bebê de 2 meses prepara para a mamãe e o papai. Vamos saber quais são elas? Continue lendo!

Desenvolvimento psíquico e afetivo

O sorriso no rostinho lindo do bebê de 2 meses indica que o desenvolvimento psíquico e afetivo estão funcionando muito bem. Às vezes, o bebê não precisa nem do estímulo dos pais para sorrir. É muita fofura em um ser tão pequenino, não acha?

Mesmo as crianças que são cegas ou surdas, também apresentam esse sorriso.

Controle da musculatura e de reflexos

O bebê de 2 meses consegue sorrir e também levantar o queixo, o que representa uma evolução do controle da musculatura do pescoço. Além disso, ele também tem o reflexo de virar o rosto de lado e se colocar de bruços quando está acordado.

Nesse momento, o bebê consegue estender o corpo para trás se ele for inesperadamente levantado. Isso se dá devido ao aumento do domínio sobre os seus movimentos.

A fusão das duas retinas

Lembra que falamos que o bebê de um mês ainda não tem as duas retinas fundidas? Então, no segundo mês de vida isso muda e as retinas se fundem. O pequeno vai conseguir acompanhar objetos e pessoas. Além disso, ele começa a enxergar os detalhes do rosto da mamãe, como a boca e o nariz. Antes, ele via apenas os contornos do rosto.

Mas, antes que o papai fique triste, saiba que nesse momento o bebê também consegue vê-lo. Os avós, que adoram mimar o netinho, também são vistos, assim como a sua babá.

Fique de olho nas vacinas

Não esqueça das vacinas e fique de olho no calendário aí na sua cidade. As vacinas devem ser aquelas orientadas pelo pediatra que acompanha a saúde do bebê. Saiba que elas dependem do desenvolvimento da criança e de serem dadas no momento certo.

As vacinas tem datas para serem ministradas. O tecido que produz a imunidade do bebê — linfóide, tem uma determinada velocidade de crescimento. Portanto, não ajuda imunizar o bebê antes dessas datas, pois o organismo dele não vai responder à vacina como deveria.

Soninho do bebê de 2 meses mais longo

Embora a maioria dos bebês de 2 meses ainda acordem algumas vezes durante a noite para mamar, o seu soninho costuma ser por períodos um pouco maiores. Do mesmo modo, começa a ficar acordado por mais tempo.

O ciclo do soninho do bebê de 2 meses é, na maioria dos casos, de duas a quatro horas e ele pode ficar acordado por até dez. As exceções ficam por conta de bebês nessa idade que conseguem dormir a “noite toda”, o que corresponde a cinco ou seis horinhas.

Os movimentos melhoram

Com movimentos menos bruscos, o bebê de 2 meses parece controlá-los melhor. Mais serenos, eles são feitos de forma voluntária. Assim, a criança consegue pegar seus primeiros objetos.

Mais tarde, a partir dos quatro meses, você vai notar que o bebê vai conseguir segurar melhor os objetos que lhe despertem a curiosidade.

 

Sorria, o bebê de 2 meses também está sorrindo! Essa fase é mesmo encantadora, pois a risadinha gostosa do pequeno é uma das coisas mais lindas do mundo. E tem ainda o fato dele conseguir ver melhor as pessoas que ele ama, pegar objetos e ficar mais tempo acordado.

Caso mamães e papais tenham alguma dúvida quanto ao desenvolvimento do bebê, o mais indicado é ter um contato direto com o pediatra ou outro especialista da área. 

Categorias: Diversos , Saúde do Bebê

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.