Bebê de 8 meses: fase de mudanças físicas enormes 06/11/2018 Pitibebê

O bebê de 8 meses vai surpreender você! Mais confiante e com as emoções em dia, ele joga beijinho e começa a arriscar seus primeiros momentos em pé.

Após descobrir, aos sete meses, que as suas mãozinhas são um sucesso, o bebê de 8 meses tem a musculatura mais dura e o equilíbrio está ainda melhor. Para se ter uma ideia, ele senta sem apoio e começa a pegar objetos que estão próximos sem cair.

E olha só, mamãe, tem mais coisas superlegais que acontecerão com o seu bebê de 8 meses. Uma delas é de que o “não” começará a fazer sentido, pois ele vai parar quando ouvir essa palavrinha mágica.

Aposto que você está curiosa para saber mais sobre essa fase, não é? Nós mostramos para você, é só continuar a leitura!

Entendendo gestos e atos

Como é bastante apegado à mamãe, somente nesta fase é que o bebê começa a perceber que pode viver separado dela. No entanto, ele ainda precisa estar seguro de que quando a mamãe não está por perto, ela não deixou de existir.

Neste momento, é bem legal fazer as brincadeiras de esconder objetos e revelar onde estão logo em seguida. Os famosos “nãos” e outras reações dos pais se tornam compreensíveis.

O bebê de 8 meses sabe que as coisas vão e voltam

A criança começa a entender mais sobre distância, som e força. Como sua musculatura está mais dura e ele consegue se equilibrar melhor, ele também vai sentar e pegar objetos próximos sem cair.

Além disso, se inicia aquela famosa fase onde o bebê solta objetos no chão quando está sentado em seu cadeirão — você já deve ter visto muito disso por aí, não é mesmo? É um estímulo a mais no entendimento de que as coisas vão e voltam.

Ele está querendo engatinhar e ficar em pé

Não é regra, ok mamãe? Mas o bebê de 8 meses pode estar querendo engatinhar ou mesmo se arrastar pela casa. Além disso, ele possivelmente vai começar a se levantar com o auxílio dos móveis, como quando você o deixa pertinho do sofá.

Neste momento, por mais que dê um aperto no coração só de olhar ele querendo se movimentar e correndo riscos de cair, é necessário uma dose de paciência. A fase é de muitas descobertas e o bebê vai explorar seus próprios limites.

As mãozinhas continuam evoluindo

É muito fofo, o bebê de 8 meses começa a procurar objetos pelo chão e apontar com o dedo quando quer eles. Ele também consegue pegar um pedaço de comida e segurá-lo de mão fechada — mesmo que o esmague “um pouquinho”.

E não é só isso! A criança sabe abrir a mãozinha e deixar objetos caírem no chão, como citamos no exemplo do cadeirão. Ela está ainda aprimorando a sua capacidade de pegar pequenos objetos entre o polegar e o indicador ou o dedo médio.

Mais emoção e gracinhas

O bebê de 8 meses começa a mandar seus primeiros beijinhos às pessoas que ele gosta e a repetir as gracinhas que fazem perto dele. Se notar que estão gostando, ele não se importa de repeti-las e dar boas gargalhadas.

As emoções da criança começam a ficar mais evidentes, inclusive, ela aprende a avaliar e imitar o estado de humor das pessoas ao seu redor. Se alguém estiver chorando, é possível que o bebê chore também.

Visão semelhante a de um adulto

Percepção de profundidade e clareza das imagens! O bebê de 8 meses tem a visão praticamente igual a de um adulto, embora enxergue melhor de perto do que de longe.

Para se ter uma ideia do avanço de sua visão, o bebê consegue reconhecer pessoas e objetos do outro lado da sala.

 

Mamãe, o bebê de 8 meses passa por uma série de transformações, não é mesmo? Ele entende mais os gestos e os atos dos adultos, e tem a visão mais apurada para reconhecer pessoas e objetos no ambiente.

Por ter a musculatura mais dura, é provável que ele consiga se equilibrar melhor, além de se arrastar ou mesmo engatinhar. Ficar de pezinho escorado em móveis? A partir desta fase pode acontecer!

As emoções do bebê de 8 meses estão mais evidentes e você vai notar isso!

 

Caso mamães e papais tenham alguma dúvida quanto ao desenvolvimento do bebê, o mais indicado é ter um contato direto com o pediatra ou outro especialista da área.

Categoria: Diversos
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.