Bebê de um mês: como é e o que acontece no primeiro mês de vida 18/09/2018 Pitibebê

O bebê de um mês está começando a se habituar com o mundo “aqui fora”. Ele tem a visão limitada, porém, a sua audição e o seu paladar são apurados.

Bebê de um mês: a nossa jornada está só começando, não é mesmo? O bebê nasceu e o seu primeiro mês de vida gera uma série de dúvidas em meio ao amor que a mamãe e o papai estão dedicando a ele.

Vamos saber mais sobre o bebê de um mês? É hora de celebrar o início de uma vida e tomar os cuidados necessários para o desenvolvimento do bebê. Continue lendo!

Bebê de um mês e os seus olhos

Você sabia que de todos os sentidos do bebê, a visão é a menos desenvolvida nos seus primeiros dias de vida? Isso ocorre por que ela não foi exigida durante a gestação. Interessante, não é? Um bebê recém-nascido tem a o alcance da visão de 20 a 30 centímetros, o que sugere mais ou menos a distância do rosto do bebê e da mamãe durante a amamentação.

Neste momento, o bebezinho ainda não consegue focalizar objetos que estejam mais longe do que a distância citada. O que ele vê são imagens embaçadas ou duplas em virtude de suas duas retinas ainda não estarem unidas. A dica é estimular a visão dele com móbiles por cima do berço.

O bebê de um mês tem seu olhar atraído por objetos em movimento e de cores que contrastam entre si, como as tracionais preta e branca. Quando ele completar 6 meses de vida, sua visão será quase igual a de um adulto.

A audição do bebê de um mês

Nem todo mundo sabe, mas a audição do bebê de um mês é muito boa. Como ela começa a se desenvolver a partir no quinto mês de gestação, ele escuta do mesmo que os adultos. Quando ainda está na barriga da mamãe, ele escuta os movimentos dos órgão dela. Muito legal, não é? Imagine ele escutando a bastidas do coração da mamãe!

O melhor de tudo — e emocionante — é que o bebê, com apenas 3 dias de vida, reconhece a voz de sua mamãe. Com 20 dias, ele começa a emitir alguns sons em resposta a esse estímulo e vira a cabeça na direção de onde vem o som.

Ao completar seu primeiro mês de vida, o bebê começa a registrar a sequência de palavras que lhe é dita. Na oitava semana, ele já é capaz de demonstrar preferência pelo idioma materno. — gostou dessa?

O paladar do bebê de um mês

O bebê de um mês tem o paladar bem aguçado. Ele consegue até distinguir os gostos do doce, salgado, azedo ou amargo. E adivinha de qual ele costuma gostar mais? O doce, é claro!

No início da vida do bebê, ele pode mamar por volta de 10 vezes ao dia.

O soninho do bebê de um mês

No primeiro mês de vida, o bebê pode chegar a dormir de 20 a 22 horas. Do mesmo modo que a alimentação, o soninho do bebê vai entrando aos poucos na rotina.

Quando o bebê de um mês está acordado, ele parece ficar um pouco estabanado e até assustado com os seus movimentos. Porém, saiba que ele não os controla e os seus reflexos são involuntários.

 

O bebê de um mês é um fofo! Seus primeiros sentidos o despertam para a vida “aqui fora” e ele encanta a todos ao seu redor. Vale lembrar, assim como falamos no primeiro conteúdo desta série sobre o desenvolvimento do bebê, que cada criança evolui de acordo com o seu tempo.

Caso mamães e papais tenham alguma dúvida quanto ao desenvolvimento do bebê, o mais indicado é ter um contato direto com o pediatra ou outro especialista da área. 

Categorias: Diversos , Saúde do Bebê
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.