Comida para bebê: 7 alimentos ricos em ferro que não podem faltar! 04/09/2018 Pitibebê

Os pais sabem que o ferro é essencial! Mas, será que lembram quais alimentos são ricos em ferro e devem fazer parte da lista de comida para bebê? Você lembra?

O ferro é uma das vitaminas mais importantes e necessárias para os bebês, em especial no primeiro ano de vida. As dúvidas de muitas mamães estão relacionadas a: quais são os alimentos ricos em ferro, a quantidade de consumo necessária de comida para bebê com essa vitamina e a função dela.

Saber direitinho qual é o momento para incluir a comida com ferro é outra questão que preocupa os pais. Afinal de contas, esse ser tão pequeno e sensível merece toda a atenção, não é mesmo? Então, para ajudar papais e mamães a oferecerem a melhor comida para bebê, nós listamos 7 alimentos ricos em ferro. Continue lendo e descubra quais são eles.

Importância do ferro para o bebê

O ferro é uma vitamina extremamente importante, pois além de atuar na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio no organismo, ele estimula o desenvolvimento neurológico e a imunidade. Portanto, não deixe de incluir no cardápio de comida para bebê do seu filho.

Quantidade de consumo necessária de ferro para bebê: quando começar!

Nem todos os pais sabem disso, mas o bebê começa a receber a vitamina em ferro no leite materno. Isso mesmo, a partir do momento em que começa a mamar no peito da mamãe, já está recebendo uma quantidade de ferro, o que eleva a importância da amamentação.

Enquanto o bebê não completar 6 meses de vida, o leite materno é o suficiente para as necessidades dele. São aproximadamente 0,27 mg de ferro por dia. No entanto, a partir do sexto mês ele precisa de uma quantidade bem maior, em torno de 11 mg de ferro diária. Então, é comum que pediatras orientem aos pais a diversificação de alimentos. Além disso, pode ser que ele prescreva uma suplementação em ferro.

Comida para bebê: 7 alimentos ricos em ferro

Como falamos no início do post, separamos uma lista com 7 alimentos ricos em ferro que podem ser adicionados ao cardápio da comida para bebê. Confira quais são eles:

1. Espinafre

Seu filho pode não virar o marinheiro Popeye, mas não é à toa que o espinafre deixa o personagem do desenho animado mais forte. Sua alta carga nutritiva reúne nutrientes de suma importância para o desenvolvimento da criança.

2. Aveia

A aveia é um alimento também rico em fibras. Pode ser oferecido ao bebê na papinha, vitamina ou com uma fruta. As fibras da aveia ajudam o intestino do pequeno a funcionar melhor, deixando suas fezes mais pastosas e evitando dores na hora de fazer cocô.

3. Grão-de-bico

Uma sopa bem gostosa com grão-de-bico pode ser servida para o bebê e também aos adultos. Se incluir brócolis, fica ainda mais saborosa e nutritiva.

4. Bife de fígado

Esse é um dos alimentos mais recomendados para bebê. Fonte rica em ferro e outras tantas vitaminas e proteínas, o bife de figado é associado a uma série de benefícios ao desenvolvimento da criança.

5. Frango

A carne de frango é outro alimento de origem animal muito importante para o desenvolvimento do bebê. No início, como o bebê ainda não tem os seus dentinhos, ela deve ser oferecida desfiada ou moída.

6. Feijão

Um dos alimentos mais populares na mesa do brasileiro, o feijão é uma fonte rica em ferro e também pode fazer parte do cardápio de comida para bebê. A dica é deixar o feijão de molho por 1 hora antes do cozimento. A medida ajuda a liberar os fitatos e melhora a absorção do ferro e das cólicas intestinais.

7. Mamão

Estava sentindo falta de uma fruta? Então lá vai: o mamão, além de rico em ferro, tem bastante água em sua composição e alta capacidade hidratante. É importante para que o bebê não sofra com prisão de ventre quando as papinhas começam a se tornar a comida para bebê preferida.

 

Então, o que achou do assunto? Importante, não é mesmo? Aproveite para ler outro assunto do blog sobre a alimentação do bebê: Introdução alimentar, qual a idade certa para iniciar?

Categoria: Saúde do Bebê

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.