Como aliviar a cólica do bebê? 7 maneiras que resolvem! 11/09/2018 Pitibebê

A pergunta que não quer calar — e que atormenta mamães e papais: como aliviar a cólica do bebê? Medidas simples ajudam a afastar a cólica dos pequenos. Confira!

Como aliviar a cólica do bebê? Essa é uma das dúvidas das mamães mais frequentes durante a primeira fase da vida de seus pequenos. Exercícios, massagens, banhos e outras medidas são tomadas para aliviar essa dor tão chata que “corta o coração” só de olhar. Se pudessem, as mamães “pegariam” essa dor para elas e não deixariam nem por um segundo incomodar o bebê.

Pelo seu sistema digestivo ainda ser bastante imaturo, até o quarto mês de vida, é comum que o bebê apresente sintomas de cólica. O desconforto causa dores abdominais, mesmo quando ele não tenha nenhum motivo aparente.

Mamãe, para lhe ajudar neste momento, sugerimos que você continue lendo o post e conheça as dicas de como aliviar a cólica do bebê.

1. Massagens na barriguinha do bebê

Fazer massagens na barriguinha do bebê, além de ser uma demonstração de carinho, é uma medida que ajuda a aliviar os incômodos com a cólica. Ao fazer movimentos circulares na barriguinha em sentido horário, a mamãe vai estar aliviando as dores do bebê.

O indicado é ficar com as mãos “em concha” e deslizar uma de cada vez, partindo das costelas em direção ao púbis. E vale lembrar que os movimentos podem ser feitos mais vezes ao dia, não apenas quando o bebê apresenta algum sintoma.

2. Um banho quentinho

Um banho gostoso é sempre uma boa dica de como aliviar a cólica do bebê. Os pais podem preparar um banho de imersão com a temperatura entre 36ºC e 37ºC. No caso de não ter um aparelho para medir a temperatura da água, está valendo a velha forma de colocar as mãos para sentir se ela está prontinha para receber o bebê.

Para melhorar o ambiente, criar uma atmosfera tranquila é o mais indicado. A sensação para o bebê é bem próxima da que ele sentia no útero da mamãe. Isso faz ele relaxar e sentir o alívio da cólica.

3. Contato da pele do bebê com a pele da mamãe ou papai

Deitar o bebê de bruços sobre o peito da mamãe ou do papai faz com que ele consiga expelir mais facilmente os gases que o incomodam e pioram a cólica. Para isso, os pais devem estar sem blusa e o bebê apenas de fralda. O contato pele na pele produz uma sensação de aconchego, calmaria e segurança ao bebê que, por sua vez, consegue ainda sentir o cheiro e ouvir a voz da mamãe ou do papai.

Importante: faça isso somente em um local de temperatura agradável e não prejudicial ao bebê, como os dias de frio.

4. Enrolar o bebê no cueiro

O bebê fica parecendo um pacotinho recheado de fofura! Com o cueiro, o pequeno sente aconchego e segurança, o que diminui a sua irritabilidade e agitação. Caminhar pela casa, segurando o bebê de bruços e com a barriguinha apoiada nas mãos da mamãe é outra boa ação. Ela aquece o abdome e oferece conforto.

5. Fazer uma compressa

Usar uma bolsa térmica ou passar uma fralda a ferro quente e colocá-la sobre a barriguinha do bebê é uma boa dica. O calor que será produzido favorece a vasodilatação, facilita o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura. Desta forma, a dor abdominal começa a diminuir.

Sobre a compressa, tome cuidado apenas para não exagerar na temperatura da bolsa ou fralda que vai por na barriguinha do pequeno.

6. Mamãe e papai precisam manter a calma

Se for preciso, saia um pouco de perto do bebê! Mesmo que a mamãe tenha as melhores intenções do mundo, a tensão não ajuda. O pequeno sente que a mamãe está tensa, sabia? Por mais que a gente não queira sair de perto deles nestes momentos, pode ajudar.

7. Como aliviar a cólica do bebê: Medicação

A mamãe e o papai sabem que podem contar com os analgésicos infantis para aliviar a cólica. Entretanto, não podem  esquecer que o uso deve estar de acordo com as orientações do pediatra. E mais, devem ser usados somente na hora da cólica.

 

Gostou do tema “como aliviar a cólica do bebê”? É bem importante! O nosso blog está cheio de textos especiais sobre bebês. Acompanhe também a página da Pitibebê no Facebook

Categoria: Saúde do Bebê
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.