Rotina do bebê, como estabelecer? 09/02/2018 Pitibebê

Parece sonho! Bebê que dorme sempre no mesmo horário e permite uma boa noite de sono. Saiba que isso pode ser real à medida que se crie a rotina do bebê.

Mamãe e papai, pense que maravilha seria ter a rotina do bebê estabelecida e a família pudesse descansar e fazer as tarefas em horários pré-determinados. Um sonho, não é mesmo?

É claro que o bebê não pode funcionar como se fosse um reloginho. No entanto, ter hora para dormir, comer e brincar, ajudaria os pais a identificarem os melhores momentos para cada atividade.

A pergunta que fica no ar é: como vamos conseguir criar a rotina do bebê? Continue lendo o texto e descubra!

Estabeleça uma rotina para o bebê dormir

Nos primeiros dias de vida, criar um horário ideal para o bebê dormir é quase impossível. A partir dos dois meses de idade, você pode dar início ao treinamento: no período da noite, procure fazer ele dormir sempre no mesmo horário.

Especialistas apontam que a rotina do bebê começa pela noite. Pois, quando o bebê tem um horário para dormir repetidamente, ele tem chances muito maiores de entrar na rotina durante o dia.

Lembre-se que esse horário noturno tem que favorecer o bebê, mas sem esquecer que mamãe e papai também precisam ficar bem com isso. Um banho quentinho, vestir um pijama confortável, mamar e ir para a cama é a sequência mais prazerosa para o bebê.

Dica: nos primeiros meses, o bebê pode pegar no sono enquanto mama, sem problemas. A partir dos três ou quatro meses de idade, o recomendado é levar ele para a cama ainda acordado e deixar que ele aprenda a dormir sozinho. Nós sabemos que pode bater aquela “peninha” do bebê, mas é preciso manter-se firme para o próprio bem dele.

Diferença entre o dia e a noite: ajude o bebê a perceber

“O meu bebê troca o dia pela noite”! A frase é conhecida de muitos pais. Ela é mais comum nas primeiras semanas de vida do bebê, mas é importante que à medida que os dias vão passando, os pais ajudem ele a notar a diferença entre o dia e a noite.

Mantenha a casa bem iluminada durante o dia e com os ruídos típicos do período (televisão, celular, rádio), mesmo que o bebê esteja dormindo – sem exageros, é claro! Quando a noite se aproximar, comece a reduzir os barulhos e apagar as luzes.

Dica: converse mais com o bebê durante o dia, principalmente na hora dele mamar. À noite, fale menos para que ele entenda que está chegando o momento dele dormir. É como se fosse dessa maneira: “amanhã a gente brinca e conversa um montão”!

Identifique os sinais e priorize a rotina do bebê

Você já deve ter ouvido falar dos “instintos materno e paterno”, não é mesmo? Eles também são importantes neste momento de estabelecer a rotina do bebê. Os pais começam a identificar e conhecer melhor o temperamento da criança, conforme a convivência vai aumentando.

Os sinais que o bebê dá, como gestos e sons, transmitem as suas necessidades e fazem com que os pais percebam o que ele precisa. Isso ajuda a vida da família.

Tudo isso se torna mais fácil quando os pais priorizam a rotina do bebê, principalmente durante as primeiras semanas. É recomendado que se evite sair de casa à noite para passeios ou comer em restaurantes. Isso poderá interferir diretamente nas noites de sono da criança.

Dica: é óbvio que os pais não podem ficar o tempo todo em casa. O melhor é começar a sair uma vez ou outra, sem que a rotina seja alterada de maneira repentina.

O bebê cresceu: mude a rotina

Com o crescimento do bebê, assim que ele se acostumar à sua rotina, é momento de começar a estabelecer outros hábitos. Aos poucos, incentive brincadeiras e atividades que o mantenham acordado durante boa parte do dia.

O desenvolvimento da criança, como no momento dela engatinhar e andar, também estimula suas mudanças de hábitos.

 

Como falamos no início do texto, seu bebê não vai funcionar como um reloginho. Um ou outro dia, vai pular a refeição ou dormir um pouco mais tarde. Mas, ele pode (e deve) ter uma rotina pré-estabelecida.

Gostou do conteúdo sobre a rotina do bebê? Conte para nós nos comentários o que achou e compartilhe sua experiência. Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de tudo sobre os cuidados com você e seu bebê!

 

Categoria: Saúde do Bebê

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.