Como não engordar na gravidez, em excesso? 7 dicas essenciais! 06/12/2017 Pitibebê

É sério que tem como não engordar na gravidez? Calma, você vai ganhar peso! Mas, se for em excesso, as preocupações serão maiores. Leia as dicas de como evitar!

Como não engordar na gravidez? Ué, isso é impossível! Afinal, um outro ser está a caminho. Claro que não existe nenhuma forma milagrosa de engravidar e não ganhar alguns quilos. O que preocupa é o ganho de peso em excesso, algo também muito comum.

Apesar de algumas mulheres ganharem peso acima do recomendado durante os nove meses de gestação, isso não é legal para a saúde delas e nem para o bebê. Se o problema estivesse apenas no fator estético, as consequências seriam menores.

Para que você não ganhe peso acima do que a balança poderia marcar, preparamos sete dicas importantes de como não engordar na gravidez, em excesso. Leia todas elas e fique de bem com a sua saúde:

1. Tenha uma alimentação saudável

Uma dieta balanceada é essencial para a saúde de qualquer pessoa e em todas as etapas da vida. Não seria na gravidez que isso mudaria. Principalmente, porque é o seu corpo que está mudando e está “comendo por dois”.

Procure alimentar-se com frutas, verduras, legumes, grãos e outros alimentos mais saudáveis. Escolha também alimentos com fibras e proteínas. Eles são ótimos para ajudar na digestão e evitar a constipação, além de manter você saciada por mais tempo.

Importante: Evite os alimentos embutidos, com excesso de gordura ou com muito açúcar. 

2. Beba bastante água

A água é uma forte aliada para a sua saúde, disso não restam dúvidas. Consumir bastante água durante a gravidez é muito importante para evitar a desidratação, além de te deixar mais saciada nos intervalos das refeições.

Os especialistas recomendam que as mulheres grávidas bebam pelo menos dois litros e meio de água por dia. Mas, se você pratica alguma atividade física, o consumo pode aumentar, já que o seu corpo pede por mais líquido.

3. Tenha paciência na hora de comer

Comer rápido não ajuda em nada! Procure comer devagar, mastigando bem os alimentos. Desta maneira, seu cérebro vai mandar uma mensagem de saciedade antes de você sentir vontade de comer mais e sem necessidade.

Para se ter uma ideia dos prejuízos de se comer rápido demais, essa é uma das principais causas do sobrepeso. Não há como não engordar na gravidez se você aciona o turbo na hora de comer. Preste atenção!

4. Faça exercícios físicos

Como já falamos em outro texto aqui no blog, aquele velho ditado de que “gravidez não é doença” tem fundamento. Por isso, estar grávida não é uma barreira para que você não possa fazer exercícios físicos durante a gestação e queimar algumas gordurinhas.

Caminhar, fazer hidroginástica, pilates, yoga, entre outros exercícios são muito saudáveis. Entretanto, a recomendação é que você converse com o seu médico ou procure um profissional da área antes de iniciar as atividades físicas. São eles que vão aprovar e indicar as melhores opções de acordo com a sua saúde.

5. Controle o seu peso

Você não precisa subir na balança todos os dias, isso só vai te deixar mais ansiosa. Controlar o seu peso significa saber se ele está dentro do que é esperado para cada fase da gestação.

O controle do peso tem muito a ver com a sua alimentação. Por isso, não esqueça de alimentar-se de maneira saudável e de acordo com as orientações do seu médico.

6. Durma bem

Dormir bem nem sempre é fácil, mesmo durante a gestação. Ir para a cama mais cedo e tirar uma soneca no meio da tarde são boas alternativas.

As chances de como não engordar na gravidez diminuem se você não dorme bem, pois o seu metabolismo desacelera, gerando mais fadiga e até preguiça para fazer outras atividades.

7. Siga as orientações médicas

Parece uma dica óbvia, não é mesmo? Pois deveria ser, já que seguir as orientações do seu médico ou do nutricionista (caso você tenha) é essencial quando o assunto é como não engordar na gravidez.

Além de seguir as orientações médicas, informar os profissionais da saúde que acompanham a sua gestação sobre qualquer mudança que lhe renda dúvidas, é muito importante.

Como não engordar na gravidez: ácido fólico

O assunto ácido fólico já é conhecido aqui no blog. Sua importância é tanta que, não podemos deixá-lo de fora quando o tema envolve alimentação.

Consumir ácido fólico é praticamente uma obrigação. E há maneiras de como não engordar na gravidez seguindo com o consumo desse item. Basta consumir alimentos que possuam ácido fólico, como as verduras de cor escura.

E aí, gostou do tema de hoje? Esperamos que as nossas dicas de como não engordar na gravidez ajudem você a ter uma gestação ainda mais saudável. Continue lendo os conteúdos no nosso blog.

Categoria: Diversos
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.