Conheça as melhores posições para grávida dormir! 22/11/2017 Pitibebê

Sentir dificuldades para dormir durante a gestação é muito chato. Descubra agora as melhores posições para grávida dormir e tenha boas noites de sono.

Dormir, depois que se é gestante, passa a ser um desafio. Desde o primeiro mês, até mesmo o excesso de sono incomoda. E conforme os meses vão passando, posicionar a barriga de um jeito confortável também vai ficando mais difícil.

Mesmo que as posições para grávida dormir não sejam genéricas a ponto de ter o mesmo efeito em todas as mulheres, você deve testar algumas delas para saber qual vai resolver o seu problema.

Neste texto, nós vamos abordar o assunto de maneira objetiva. Nossa intenção é ajudar você a dormir mais tranquila e de forma confortável. Leia todo o conteúdo e depois, na hora da soneca, teste qual é a melhor entre as posições para grávida dormir.

Por que as noites de sono mudam na gestação?

Em primeiro lugar, antes mesmo de descobrir as melhores posições para grávida dormir, você deve entender porque a sua noite de sono pode não estar sendo muito prazerosa.

O principal motivo é a mudança de posição do estômago, que difere de quando você não estava grávida. Seus principais órgãos da cavidade abdominal – todos eles, são realocados durante a gestação.

As mudanças são gradativas e acontecem lentamente. Contudo, ao final do oitavo mês de gestação, os reflexos podem ser sentidos de maneira mais fácil de se perceber. Basta observar a falta de ar, comum em alguns momentos da gravidez e que revela uma resposta do pulmão.

Vale lembrar que o bebê também está crescendo, junto com o útero da mamãe, e empurrando os órgãos citados. Esses movimentos podem comprimir o pulmão.

Quais são as melhores posições para grávida dormir?

No primeiro trimestre de gravidez, a gestante pode dormir em diferentes posições. É depois desta fase que os incômodos começam a surgir e você deve procurar as novas posições e uma solução para ter boas noites de sono.

A posição mais recomendada pelos especialistas é a do lado esquerdo do corpo. Nesta posição, a mamãe consegue tirar todo o peso de cima da chamada “veia principal” e relaxar. E se tiver mais travesseiros para usar, use-os todas as noite para a cabeça e entre os joelhos.

Dica: Elevar a cabeça ajuda a evitar dois problemas muito conhecidos da gestação: a falta de ar e o refluxo.

E o bebê, ele sente as mudanças de posições?

Sim, o bebê também sente quando as posições para grávida dormir mudam. Sabe por quê? Ele também já está com vontade própria e deseja conforto.

Mesmo que você esteja na melhor posição para dormir, o bebê pode não estar gostando. Neste caso, você deve procurar a posição mais confortável para ambos.

Quando o bebê começa a chutar dentro da barriga da mamãe, fica um pouco mais complicado dormir.  Os famosos “chutinhos” podem afetar as costelas, bexiga, entre outras partes do corpo da mamãe. No entanto, com o passar do tempo, você se acostuma e passa a encontrar posições mais adequadas.

Dica 01: Quanto maior estiver o bebê, mais difíceis serão as suas noites de sono. Mas, não desanime! O momento é passageiro e você vai encarar tudo de frente, sentindo até mesmo saudades dessa época. Nessa situação, a dica é para que você procure estender o tempo do seu descanso. 

Dica 02: Na reta final da gravidez, algumas mulheres ficam mais confortáveis em uma posição mais próxima de sentar. Isso ameniza uma possível falta de ar e outros sintomas.

Quais posições para grávida dormir devo evitar?

Se você costumava dormir de bruços, do lado direito do corpo ou de barriga para cima, leia as observações a seguir:

Bruços

Até o final do terceiro mês de gestação, você até pode dormir nessa posição. Após esse período, fica desconfortável dormir de barriga para baixo, além de aumentar o grau de dificuldade para respirar.

Lado direito

Você não é obrigada a não dormir mais do lado direito do seu corpo. Mas, ficar a noite inteira desse lado pode diminuir um pouco quantidade de sangue que chega até o bebê, o que não é legal. A posição pode ainda, trazer mal estar à mamãe e um possível prejuízo para a oxigenação do bebê.

Barriga para cima

Quando chegar ao segundo trimestre da gravidez, evite dormir de barriga para cima. O peso da sua barriga pode comprimir uma veia que leva oxigenação e alimentos para o bebê.

E aí, gostou do conteúdo de hoje? Com as dicas de posições para grávida dormir, você vai poder descansar pelo tempo que precisa. Continue lendo nossos textos, todos eles são muito importantes para a gestação ou para quem já tem o seu bebê. Acesse o blog.

Categoria: Diversos

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