Cuidados com o bebê: evite acidentes quando o bebê começa a caminhar 24/04/2018 Pitibebê

Os primeiros passinhos do seu filho: é um momento muito especial, mas é preciso tomar alguns cuidados com o bebê. Acompanhe!

Os primeiros passos do bebê são super emocionantes. Observar seus movimentos é como se a gente fizesse parte daquela conquista. E a gente faz, não é mesmo? No entanto, além da empolgação, é preciso ter alguns cuidados com o bebê.

Mamãe, papai e se tiver, irmãozinhos, fiquem atentos aos principais cuidados neste período cheio de descobertas. Continue a leitura e saibam quais são eles.

De olho nas tomadas

Elas parecem um sorriso super simpático para as crianças. Mesmo na fase em que elas ainda engatinham, é preciso estar atento às tomadas de energia espalhadas pela casa.

Para evitar choques ou descargas elétricas contra os pequenos, recomenda-se que sejam instalados protetores nas tomadas. Boas conversas, ensinando que ali não se pode “colocar o dedo”, também ajudam.

Medicamentos fora do alcance

Os avisos nas caixas de medicamentos e as mensagens de alerta nas propagandas da TV não estão ali à toa. Manter os medicamentos fora do alcance é um dos principais cuidados com o bebê. Isso serve ainda para os produtos de limpeza e outros produtos químicos.

Lembre-se: nessa fase, o bebê ainda leva muita coisa à boca, podendo ingerir de forma indevida um remédio que chame a sua atenção. Por isso, procure armazenar os medicamentos em gavetas com travas ou chaves.

Telas e grades em janelas

Os bebês são curiosos por natureza e adoram explorar novos caminhos. Instalar telas e travas em janelas é uma ótima medida para evitar acidentes. Grades também são indicadas.

Além de instalar os meios de proteção, evite deixar móveis, como mesas e cadeiras, próximos às janelas. Eles podem servir de apoio para que o bebê consiga alcançar a altura da janela.

Acesso limitado à cozinha

Pode não parecer, mas a cozinha é outro local muito atraente para os bebês. Enquanto você prepara refeições, deixe sempre os cabos das panelas para o lado de dentro do fogão. Os pequeninos podem colocar a mão e derrubar a panela quente.

Preste atenção também ao forno. Quando for abri-lo, verifique se o bebê não está por perto.

Cantoneiras de silicone

Se nós, os adultos, esbarramos nas quinas de mesas e móveis, imagine o bebê que está aprendendo a caminhar. Coloque cantoneiras de silicone nesses lugares, evitando que a criança possa bater a cabeça ao desequilibrar-se ou não consiga se apoiar.

Bloqueio à escada

Se a casa tem uma escada de fácil acesso, o melhor para evitar acidentes com o bebê é instalar uma portinha ou bloquear a passagem de algum modo. Como no caso das janelas, as escadas também são atraentes para os pequenos e exigem cuidados com o bebê.

Os tapetes

Evite encher a sua casa de tapetes e objetos no chão, afim de evitar que o bebê possa tropeçar e cair. Quanto mais livre for o ambiente, melhor para o bebê dar os seus primeiros passos com segurança.

Objetos de decoração

Os cuidados com o bebê também mudam o cenário da nossa casa. Não precisa ser radical, mas alguns objetos decorativos ou enfeites podem ser guardados durante essa fase de adaptação.

Outra medida muito importante é ensinar o bebê de que alguns objetos ele não pode mexer. Provavelmente, ele vá aprendendo a respeitar esses limites e não toque nos objetos sem autorização.

O elevador

Se o bebê mora em um prédio com a sua família, é comum que ele use o elevador todos os dias. É importante que os pais fiquem atentos e segurem o bebê no colo ou pela mãozinha. Isso evita que ele se movimente inesperadamente e prenda algum membro do corpo na porta do elevador.

Cuidados com o bebê: “lá fora”

Os bebês adoram sair correndo, mesmo quando estão aprendendo a caminhar. Parece que estão sempre “com pressa”. Então, os cuidados na rua, nos parques, escadas rolantes, entre outros lugares, são indispensáveis.

Ensine o bebê de que ele precisa caminhar segurando a mão da mamãe ou do papai. No entanto, em lugares amplos e cercados, onde você sinta segurança, deixe-o explorar seus movimentos.

cuidados com bebê

Me conte: o seu bebê já está dando os primeiros passos? Divida sua experiência conosco aqui nos comentários. Se ele ainda não chegou a esta fase, pode ficar atenta aos cuidados com o bebê!

Categoria: Saúde do Bebê
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.