Desfralde: qual é o momento certo para iniciar? 29/01/2018 Pitibebê

Um dos momentos mais marcantes — e também mais apavorantes — para as mamães e papais é o do desfralde. Confira e saiba mais!

O processo causa muitas dúvidas e assusta quem percebe que o filho já está ganhando autonomia para se virar sozinho.

Questões como “qual a idade certa? O desfralde em meninas é diferente do que o que acontece com os meninos? Como posso ajudar meu bebê sem traumatiza-lo” costumam ser as mais corriqueiras. Por isso, mostraremos nessa matéria tudo o que você precisa saber sobre o desfralde. Acompanhe!

Qual o momento ideal para o desfralde?

Muito se questiona sobre qual a idade certa para que o bebê “saia das fraldas”. A verdade é que não há uma data “padrão” para que isso aconteça. Os profissionais da saúde sabem que normalmente as crianças já se sentem preparadas para o desfralde quando completam dois anos.

Isso acontece porque nessa idade elas já possuem maior controle dos músculos da uretra e do ânus, assim com os nervos da região. Com isso,  já conseguem “segurar” suas necessidades por mais tempo e podem começar o processo do desfralde.

O importante é lembrar que nem todas as crianças estão prontas aos 24 meses de idade. Algumas começam antes todo o processo, outras depois. O importante é que vocês, mamães e papais, tenham paciência para ajudar os pequenos e não os forçarem acreditando que o tempo certo já passou. Se sentirem que estão sendo repreendidos, eles podem regredir e isso prejudicará muito o processo de desfralde.

Há um momento certo para começar o desfralde?

Sim! As crianças que já estão prontas para iniciar o processo começam a ficar muito incomodadas com a fralda, esse é um bom indício para os papais. Outra boa dica para começar o desfralde é aproveitar o verão.

Na estação, os pequenos costumam usar menos roupas e também fazem menos xixi, já que transpiram bastante. É também o momento em que creches e escolas entram de férias, dando aos papais mais tempo do bebê em casa para realizar o processo.

Outra dica importante é não reprimir a criança quando ela, por acidente, fazer xixi fora do penico. Lembre-se, elas ainda estão se adaptando ao processo, precisam de calma para completarem o desfralde.

Meninos e meninas têm tempos diferentes?

Não há estudos científicos nem unanimidade entre os especialistas quando o assunto é o desfralde dos meninos e meninas. No entanto, alguns médicos afirmam que as meninas costumam desfraldar com mais facilidade e que isso pode estar atrelado ao amadurecimento psicológico da criança.

Vale lembrar também que alguns outros aspectos devem ser levados em consideração. O primeiro é que os primogênitos costumam demorar mais para desfraldar o que, consequentemente, nos mostra que aqueles que possuem irmãos, acabam aprendendo pela imitação e saem das fraldas mais rápido.

Passo a passo para desfraldar seu filho

Claro que não é uma unanimidade o processo, já que cada criança pode responder de uma maneira ao período. No entanto, há alguns passos que você pode seguir para ajudar o seu bebê:

  1. Leve a criança com você quando for ao banheiro;
  2. Deixe sempre o penico no banheiro, assim ela sente que está seguindo os passos dos pais;
  3. Vista a crianças com roupas fáceis de tirar e use cuecas e calcinhas de algodão;
  4. Ensine para a criança os momentos em que ela está com “vontade” de usar o banheiro;
  5. Assim que ela ficar um dia inteiro sem fraldas, comece o desfralde noturno;
  6. Ensine os meninos a fazer xixi sentados – Isso porque quando eles sentem vontade, ainda não sabem distinguir se farão xixi ou cocô. Nesta posição, não há surpresas;
  7. Tenha paciência, especialmente durante a noite. Um forte indício de que a criança está aprendendo é quando ela passa mais noites secas do que amanhecendo com as roupas molhadas;
  8. Use sempre um protetor de colchão, os acidentes irão acontecer e são mais do que normais;
  9. Nunca pressione o seu filho, não há nenhum problema em voltar com a fralda se ele não conseguir usar o penico no começo. Continue tentando!

O importante é que você mostre ao pequeno que esse passo é importante para ele e que você está disposta a ajudá-lo sempre que ele quiser. Crianças seguras costumam desfraldar mais rápido.  Lembre-se, o período de desfralde pode durar até seis meses.

Gostou do conteúdo de hoje? Conte para nós nos comentários o que achou e compartilhe sua experiência com essas dicas. Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o cuidado com o seu bebê!

Categoria: Saúde do Bebê
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.