Como amamentar seu bebê: 5 dicas para tirar as suas dúvidas 09/10/2017 Pitibebê

Algumas mamães percebem que amamentar não é tão fácil quanto parece. Por isso, neste post, resolvemos trazer algumas dicas de como amamentar.

Foram longos nove meses de espera… Até que o lindo momento de você ver o rostinho do seu bebê chegou! Você sente aquela sensação de plenitude e felicidade que nunca poderia imaginar, certo?

Tudo é novo para você. Desde a troca de fralda, o banho, os cuidados com a queda do umbigo e amamentação. Porém, algumas mamães percebem que amamentar não é tão fácil quanto parece ser. Logo, surgem algumas inseguranças e dúvidas.

Quais os cuidados eu preciso ter com a mama? Como descobrir se já tenho leite? Como saber se ele está mamando direitinho? Qual a posição correta do bebê durante a amamentação? Será que ele está sugando direitinho? Quanto tempo dura o ato de amamentação?

Por esse motivo, resolvemos trazer no conteúdo de hoje algumas dicas de como amamentar. Vamos lá?

1. Prepare os seios para a amamentação

Entre as dicas de como amamentar, preparar os seios é imprescindível. Por isso, durante a gestação, tente tomar um pouco de sol (cerca de 15 minutos) nos mamilos para deixa-los mais resistentes. Mas, não se esqueça de sempre usar filtro solar e evitar os horários entre 11h e 16h.

Além disso, para melhorar a ventilação dos bicos dos peitos é importante não usar sutiã quando estiver dentro de casa.

2. Como descobrir se você já tem leite

Nos primeiros dias após o nascimento do bebê, ocorre a apojadura, ou seja, o preparo da mama para a descida do leite. Dessa forma, antes de o leite descer, o peito produz apenas colostro, que, na maioria dos casos, é suficiente para o recém-nascido ficar satisfeito e hidratado.

Entre o segundo e o quinto dia, em média, o leite “desce”. Os seios podem ficar pesados e cheios. Neste caso, é preciso ficar atenta, pois pode é possível, que você sinta algum tipo de mal estar ou mesmo febre.

3. Como saber se o bebê está mamando direito

A melhor forma de saber se a criança está mamando o suficiente é o observar o bebê, ou seja, veja se está fazendo no mínimo cinco ou seis xixis em 24 horas.

4. Quanto tempo dura uma mamada?

Entre as dúvidas de como amamentar está o tempo da mamada. Não existe um tempo ideal de mamada. Ele pode variar de acordo com o ritmo do bebê e da sua idade.

Por exemplo, um recém-nascido gasta muito mais tempo em uma mamada se comparamos com um bebê de seis meses de idade, devido à própria composição do leite no início de cada mamada e no período da vida da criança que ele é produzido.

O leite do início da mamada é mais aguado e contém a maior parte das proteínas e açúcares. O leite do final da mamada é menos abundante, porém mais calórico, ou seja, mais rico em vitaminas lipossolúveis.

5.Qual a posição correta do bebê durante a amamentação?

Não existe uma posição ideal. O importante é que mãe e filho estejam confortáveis. Uma dica de posição: coloque o bebê com a barriguinha encostada na sua para ele não precisar virar a cabeça na hora de mamar. Ao mesmo tempo, apoie as suas costas e braços em uma cadeira ou sofá. Não se esqueça de deixar a coluna da criança alinhada, formando uma linha reta entre o bumbum e a cabeça.

Escolha um local arejado

Para ajuda a relaxar e aumentar a conexão entre mãe e filho é imprescindível escolher um local arejado para amamentar e que não favoreça interrupções. Lembre-se de que o bebê sente quando você está tensa e, quando isso ocorre, ele não consegue sugar com tranquilidade.

Mesmo após essas dicas, você ainda está com alguma dificuldade e não se sente segura para amamentar? Então, não deixe de procurar a ajuda de um especialista! Busque também, por bancos de leite públicos, eles oferecem aconselhamento e apoio à amamentação gratuitamente.

Você pode encontrar o mais próximo da sua casa no site da Rede Global de Bancos de leite humano (rBLH Brasil). Telefone antes para se informar. Não se esqueça: para uma melhor avaliação é necessário levar o bebê com você.

 

Gostou do conteúdo de hoje sobre dicas de como amamentar? Ficou com alguma dúvida ou deseja compartilhar a sua experiência conosco? Deixe o seu comentário abaixo que teremos o maior prazer em responder! Baixe também a Lista de Enxoval do Bebê, é gratuito!

Como amamentar

Categoria: Saúde do Bebê

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.