Dieta para quem amamenta: quais alimentos consumir? 15/12/2017 Pitibebê

A dieta para quem amamenta é decisiva no crescimento do bebê. Mas, ela ainda deixa algumas dúvidas. Se este for o seu caso, não deixe de ler o texto!

Mamãe, agora que a gestação já passou, é hora de direcionar os cuidados com o bebê aqui no lado de fora. Não somente com o bebê, mas com você mesma, é claro.

Um dos pontos que mais gera dúvidas entre as mamães é a alimentação durante o período de amamentação. A dieta para quem amamenta tem papel muito importante na qualidade e produção do leite materno. Especialistas afirmam que a amamentação tem o poder de aumentar a imunidade do bebê, prevenir doenças crônicas, diminuir as alergias e o risco de problemas respiratórios.

Mesmo que você possa estar ansiosa para perder alguns quilos e voltar ao peso que tinha antes da gravidez, é bom ter um pouco de paciência. Sabe por quê? Continue lendo o texto e descubra a resposta dessa e outras questões que envolvem uma dieta para quem amamenta.

O que eu devo comer?

Se você foi uma gestante responsável e seguiu as recomendações médicas, não é agora que vai relaxar, não é mesmo? Repetimos o que falamos na introdução: A dieta para quem amamenta tem papel muito importante na qualidade e produção do leite materno.

Manter os hábitos saudáveis da sua alimentação é obrigatório. Cultive uma dieta rica em cereais integrais, frutas e verduras e em alimentos que sejam fontes de proteínas, cálcio e ferro.

Para lhe ajudar, preparamos dicas de uma dieta para quem amamenta. São alimentos que vão facilitar a sua alimentação, confira:

  • Comer três frutas (no mínimo) por dia: maçã, manga, abacate, morango, banana, caju, entre outras.
  • Comer legumes e verduras no almoço e jantar: batata, couve, brócolis, espinafre, inhame e mandioca, entre outras.
  • Consumir peixes bem cozidos no almoço ou jantar: um salmão grelhado é uma ótima pedida.
  • Valorize pratos como o arroz, massas e batatas assadas no almoço ou jantar. Mas, não precisa exagerar, OK?
  • Em se tratando de lacticínios, um copo de leite, um iogurte e uma fatia de queijo minas por dia está ótimo.
  • Prefira alimentos com pequenas quantidades de carboidratos nos lanches dos intervalos. Comer um pão integral, de centeio ou dois torrados está valendo.
  • Alimentos como passas, amêndoas e farinha de linhaça também são boas alternativas.

O que devo evitar?

Uma dieta para quem amamenta deve ter cuidados especiais para não prejudicar a qualidade do leite e nem a saúde do bebê. Evitar alguns tipos de alimentos é decisivo para que a amamentação continue sendo saudável.

Na lista de alimentos que devem ser evitados estão as frituras, os embutidos, queijos gordurosos, bolos com muita gordura, refrigerantes e outras bebidas com cafeína, além de alguns tipos de biscoitos – como os recheados, por exemplo.

Prestar atenção e levar à sério a dieta para quem amamenta é essencial no combate às irritações intestinais e gases do bebê. Por isso, jamais desobedeça as orientações do seu médico quanto à sua alimentação.

Mito: Você já ouviu falar que tomar cerveja preta durante a amamentação faz bem? Se ouviu, ou ficou sabendo dessa crença popular somente agora, esqueça! Nenhum tipo de bebida alcoólica vai fazer bem para o leite materno. 

Quero emagrecer, posso fazer um regime?

Como falamos no início do texto, essa também é uma questão que intriga muitas mamães. Porém, assim como gera dúvidas, também precisa de cuidados.

A produção de leite materno sugere um gasto energético de respeito. Para se ter uma ideia, a produção de 100 ml de leite consome, em média, 85 calorias. E sabe quantas calorias os mesmos 100 ml de leite possuem? Pouco mais de 60 calorias.

Importante

Durante o período em que a única fonte de alimentação do bebê é o leite materno, a gordura que a mamãe acumulou durante os meses da sua gestação, também vai ajudar a produzir o leite. Isso porque ela é utilizada para fornecer mais energia. Desta forma, ao dar o leite em seu peito, o gasto energético da mamãe será maior e a quantidade de gordura reduzirá.

Em seguida, quando o bebê deixa de ter o leite como o único alimento, a produção de leite se torna menor. A mamãe já pode reduzir a quantidade de calorias e o processo para a redução do peso deve acontecer naturalmente.

Dieta para quem amamenta: informação extra

Você sabia que o leite materno aumenta a imunidade do bebê? Por isso, mamãe, leve tudo o que você leu neste texto e as orientações do seu médico na ponta da língua. Você e o bebê só tem a ganhar!

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre a dieta para quem amamenta? Temos certeza que ele vai ser muito útil! Aproveite e continue acessando o nosso blog para conferir outros assuntos muito interessantes para as mamães.

Categoria: Diversos
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