Exercícios para gestantes: como realizar atividade física 18/12/2017 Pitibebê

Deixa a gente te dizer uma coisa: você pode praticar atividades físicas durante a gestação. Descubra agora os exercícios para gestantes mais recomendados.

Mamãe, você já ouviu aquele ditado popular “gravidez não é doença”? Temos quase certeza que sim. Pois bem, que a gravidez não é nenhum tipo de doença nós sabemos. No entanto, os cuidados não devem ser deixados de lado em nenhum momento dos nove meses da gestação.

Os exercícios para gestantes são verdadeiros pontos de interrogação na cabeça de muitas mulheres. “Isso pode. Ah, mas isso aqui não pode, você é doida de fazer!”. O mais importante é saber que existem atividades físicas que podem (sim) estar na lista de recomendações para uma gravidez saudável.

Neste texto, além da confirmação de que existem exercícios para gestantes, você vai descobrir quais deles são os mais recomendados e o que você deve evitar. Continue a leitura.

Exercícios para gestantes: o que eu posso fazer?

Aqui, nós vamos não só falar do que você pode fazer, mas quais são os exercícios para gestantes mais recomendados por especialistas no assunto. Perceba que muitas dessas atividades estão ao seu alcance facilmente:

  • Caminhada:

Uma caminhada é sempre prazerosa e não exige muitos acessórios. Uma roupa leve e um bom tênis já é o suficiente. Ah, mas não esqueça de levar a garrafinha de água junto.

Programe-se para caminhar sempre em horários em que o sol não esteja muito forte e evite ultrapassar o tempo de um hora de caminhada por dia. Aliás, entre 30 minutos e uma hora está ótimo!

Fique atenta: Só comece as caminhadas após a liberação e orientação do seu médico. O tempo para a liberação varia de gestante para gestante, mas pode chegar a 12 semanas.

  • Hidroginástica

“Queridinha” dos exercícios para gestantes, a hidroginástica é muito gostosa de se fazer. Você vai ficar muito confortável e quase não sentirá o peso da barriga durante os movimentos.

Muito recomendada pelos médicos, a hidroginástica também ajuda na circulação do sangue e no combate aos inchaços.

Pesquisa: Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), revelou que a maioria das mulheres que praticaram hidroginástica durante a gravidez, sentiram menos dores durante o parto.

  • Pilates

O pilates é mais recomendado para as gestantes que já frequentavam as aulas antes de estarem grávidas. Por isso, se você não praticava quando não sabia que seria mamãe, pergunte ao seu médico se você pode fazer.

Com muitos benefícios, o pilates ajuda a melhorar a postura, evita dores lombares, fortalece os músculos das costas e ainda prepara o corpo para o peso da barriga.

  • Alongamentos

Os alongamentos podem ser realizados todos os dias, seja você uma pessoa que já praticava exercícios físicos antes da gravidez ou não.

O recomendado é iniciar com alongamentos mais leves. Na sequência, assim que desenvolver mais elasticidade, eles podem ter o grau de dificuldade maior. Mas, não esqueça de solicitar orientação e acompanhamento de um especialista.

  • Musculação

A musculação também pode estar na lista dos exercícios para gestantes. Se você já praticava esse tipo de exercício antes da gravidez, pode dar sequência. Entretanto, o peso dos equipamentos deve diminuir gradativamente.

Agora, se a musculação não fazia parte da sua lista de exercícios, você deve começar bem de leve. Aumente o peso aos poucos, sem exagerar ou desobedecer as orientações do profissional que você for escolher (você vai procurar alguém qualificado para lhe orientar, não é?).

  • Yoga

A yoga é um dos exercícios para gestantes que melhor trabalha corpo e mente, promovendo uma sensação maravilhosa de relaxamento.

Da mesma maneira que citamos no pilates, a yoga também favorece quem já a praticava antes da gravidez. Por este motivo, se você não costumava frequentar uma academia com esse tipo de modalidade, é bom conversar com o seu médico antes de começar.

  • Bicicleta ergométrica

Nesse caso, a recomendação é para que os exercícios sejam feitos somente até o sexto mês de gestação, de 3 a 5 vezes por dia (de leve). Isso porque o tamanho da barriga pode gerar muitos incômodos no último trimestre.

Deve-se estar atenta à frequência cardíaca, não deixando ultrapassar os 140 bpm (batimentos por minuto), além de observar se o suor está sendo excessivo.

Exercícios para gestantes: o que não fazer

Agora que você já sabe quais são os exercícios para gestante que você pode fazer, veja quais são aqueles não recomendados. Para não esquecê-los, anote eles também:

  • Exercícios que exijam muito do abdômen
  • Lutas
  • Saltos ou aulas de jump
  • Exercícios em grandes altitudes
  • Jogos com bola
  • Corridas exaustivas
  • Andar de bicicleta nos últimos meses da gravidez
  • Praticar musculação pesada.

Como havíamos prometido no começo do texto, os exercícios para gestantes mais recomendados e os prejudiciais, foram apresentados. Agora, é com você!

E aí, gostou das nossas recomendações de exercícios para gestantes? Esperamos que você possa se beneficiar e ter uma gravidez ainda mais saudável. Continue lendo os conteúdos do nosso blog, tem muita coisa boa por lá.

Categoria: Diversos
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