Grávida pode tomar vinho? Resposta para esta e outras bebidas alcoólicas 12/01/2018 Pitibebê

É verdade que grávida pode tomar vinho? A dúvida sobre essa e outras questões sobre o consumo de bebida alcoólica na gravidez estão aqui. Saiba mais!

Sabe por que nós vamos falar do consumo de vinho das gestantes? O assunto virou pauta aqui no blog porque a pergunta sobre álcool mais feita pelas grávidas na internet é essa: grávida pode tomar vinho?

O vinho, assim como todas as bebidas alcoólicas, é prejudicial à saúde da mamãe e, principalmente, do bebê. “Mas uma taça de vinho não faz mal, não é”? É claro que faz mal! Nenhuma mulher grávida pode tomar vinho e achar que vai ficar tudo bem se a quantidade ingerida for pequena.

Continue lendo o texto e descubra porque o vinho e as demais bebidas alcoólicas devem ser banidas da sua vida durante a gravidez. E aproveite para indicar esse conteúdo para as suas amigas grávidas.

Quais são os riscos do consumo de álcool na gravidez?

O consumo de bebida alcoólica durante a gravidez é tão prejudicial que aumenta os riscos de acontecer um aborto, parto prematuro ou do bebê nascer com tamanho menor do que estava sendo aguardado. Existem estudos que apontam que a Síndrome Alcoólica Fetalque causa danos físicos e mentais a criança devido à exposição ao álcool ainda na barriga mãe, já é a principal causa não genética de bebês que nascem com algum tipo de deficiência mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres grávidas ou aquelas que pretendem engravidar, não devem consumir bebidas alcoólicas de nenhum tipo. “Nem o vinho?”. Como já falamos, nem o vinho, OK? A OMS revela ainda que cerca de 12 mil bebês nascem com Síndrome Fetal do Álcool todos os anos.

E os benefícios, existem?

Especialistas afirmam que o consumo de álcool por mulheres grávidas não tem nenhum tipo de benefício. Pelo contrário, em pequenas ou grandes quantidades, as consequências podem ser irreversíveis. Claro que, quanto mais tomar, maiores e mais graves serão as consequências para o bebê.

Como o álcool chega até o bebê?

Lembra do ditado popular, “Você tá comendo por dois”? Como não é apenas uma frase aleatória, e sim uma afirmação verdadeira, considere que você também “bebe por dois”. Portanto, se alguém lhe disse que grávida pode tomar vinho, diga que não vai tomar porque o seu bebê também estará ingerindo a bebida.

As bebidas alcoólicas consumidas pela mamãe penetram no feto através da corrente sanguínea materna. E como a gestante elimina o álcool duas vezes mais rápido do seu sangue do que o bebê, isso acaba forçando ele a fazer uma tarefa que seus órgãos nem estão preparados. Bem ruim, não é mesmo?

Eu costumava beber, como parar na gravidez?

É preciso ter perseverança e entender que é essencial parar de consumir bebidas alcoólicas durante a gravidez. Como você leu anteriormente, os efeitos na saúde da criança podem ser devastadores. E tem mais, podem durar para a vida toda e piorarem com o passar do tempo.

Esqueça que grávida pode tomar vinho! Se você acha difícil parar, temos certeza que vai achar muito pior no caso de algum problema grave lhe afetar ou prejudicar o seu bebê.

Atualmente, existem poucos lugares ou associações voltadas exclusivamente para este tipo de situação. O que mais encontramos são informativos em unidades de saúde. Mas, nem por isso você não pode procurar ajuda. Nesses casos, o apoio familiar e dos amigos é fundamental.

Importante: Evite lugares em que as pessoas vão consumir bebidas alcoólicas. Peça também para os seus familiares não consumirem álcool perto de você durante o período de gestação.

Delete a frase: “grávida pode tomar vinho”

Esperamos, de coração, que você tenha entendido todo o nosso conteúdo. Insistimos, se alguém lhe falar que grávida pode tomar vinho, explique da mesma maneira que está no texto que você acabou de ler.

E aí, gostou do tema do post de hoje? Se absorveu tudo direitinho, muito legal! Se não, reflita mais um pouquinho e tenha uma gravidez saudável. Continue lendo os conteúdos sobre a gravidez. Tem muita coisa boa no nosso blog, acesse agora!

Categoria: Diversos

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.