Gravidez semana a semana: 7 meses e a expectativa vai crescendo! 15/11/2017 Pitibebê

O sétimo mês de gravidez é lindo! Mamãe está com a barriga ainda mais bonita e o bebê cresce rapidamente. É o momento de pensar no chá de bebê. Oba!

O que a mamãe precisa?

Se a sua barriga já chamava a atenção por todos os lugares, agora você está ainda mais bonita e espalha ternura. Nesta fase da gestação semana a semana você pode até sentir-se mais cansada, contudo, tem o privilégio de descansar sempre que quiser. E se alguém lhe contrariar (esperamos que ninguém faça isso), deixe claro que o momento é de pensar em você e no bebê.

Durante o sétimo mês, os exames do mês anterior serão repetidos. A novidade fica por conta do Ultrassom Doppler, que tem por objetivo identificar o crescimento saudável do feto. No caso do crescimento não estar acontecendo de forma adequada, o diagnóstico precoce pode ajudar em um tratamento assertivo.

Em relação à sua alimentação, beba muita água e procure consumir alimentos ricos em ferro. Segundo especialistas, é fundamental que a gestante evite a carência desse nutriente principalmente neste momento da gravidez semana a semana.

IMPORTANTE: Mamãe, guarde todos os exames do sétimo mês, pois eles serão necessários para a internação na maternidade. Caso não os tenha naquele momento, terá que refazer tudo de novo no hospital.

O que o bebê precisa?

Com um quilo e meio de fofura e aproximadamente 40 cm de puro encanto, o bebê está bem formado. O cérebro dele se desenvolve cada vez mais rápido e os pulmões também entram em processo de desenvolvimento. Seus olhinhos abrem e fecham, possibilitando uma maior percepção da luz. Distinguir os gostos doce e salgado e até mesmo responder a estímulos com choro, completam a lista de novidades.

No sétimo mês, há bebês que nascem antes do tempo previsto. Apesar de ainda não ter completado o período de gestação adequado, apresentam boas chances de sobreviver e levar uma vida normal. Entretanto, cuidados especiais por parte do médico e dos pais são necessários na sequência.

Conforme falamos no título anterior deste texto, é muito importante que a mamãe beba bastante água e consuma alimentos ricos em ferro. Para o bebê, essas atitudes são essenciais para que ele não sinta falta desses nutrientes.

Fique atenta!

Mamãe, fique atenta para as infecções. Caso ocorra ao menos uma, avise o seu médico. Mesmo que seja benigna, a infecção pode ser motivadora de um parto prematuro. Todos os cuidados são necessários e devem perdurar durante a gravidez semana a semana.

Preste atenção em outros sintomas que podem indicar que você terá um parto prematuro:

  • Rompimento da bolsa: Ocorre em apenas 10% das mulheres. No entanto, se acontecer com você, procure logo o atendimento médico.
  • Dores nas costas (mais próximo ao lombar): Se a hora do parto estiver se aproximando, saiba que esse é um dos primeiros sintomas que você poderá sentir.
  • Você volta a respirar fundo: Quando o bebê se encaixa na pélvis, acontece o alívio da pressão sobre as costelas e pulmões. Portanto, atenção para essa alteração na respiração.
  • Urina em tom rosado: Há mulheres que percebem a mudança de cor na urina. Isso pode indicar parto prematuro.
  • Perda do tampão (muco composto por pouca quantidade de sangue): O tampão bloqueia o colo do útero. Sua perda pode ocorrer cerca de duas semanas antes do dia do parto ou poucas horas antes.

Lembre-se: É natural que você esteja mais ansiosa neste momento. O dia tão esperado está se aproximando. Mantenha a calma que os dois meses passam de maneira rápida. Ou como diz a canção, “o tempo voa, amor”. 

 

E aí? O que você achou do conteúdo de hoje sobre o sexto mês da gravidez semana a semana? Ele foi enriquecedor para você? Conte para a gente nos comentários agora mesmo! Não deixe de ler nosso próximo post que vai tratar do oitavo mês de gestação. Estamos quase lá! Cuide-se! Ou melhor, cuide de você e do seu bebezinho!

Categoria: Gravidez
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.