Gravidez semana a semana: ufa! Chegamos aos 8 meses! 24/11/2017 Pitibebê

Mamãe, estamos quase chegando ao momento de conhecer o seu bebê. Segure a ansiedade e ocupe o seu tempo preparando as malas para a maternidade. Veja como no ciclo gravidez semana a semana!

Mamãe, já separou as suas malas da maternidade? Se ainda não pensou nisso, essa é uma ocasião bastante indicada para preparar a sua “viagem” ao hospital. Mesmo que tudo esteja dentro do que você e seu médico planejaram, a mãe natureza pode surpreender e trazer o seu bebê ao mundo antes do nono mês.

Com a chegada da trigésima semana de gestação, muitas mamães já ganharam cerca de 10 quilos. O ganho de peso nessas proporções é normal. No entanto, é importante prestar bastante atenção no restante dos dias de gestação. Isso porque, de agora em diante, o ideal é ganhar apenas um quilo até o final da gravidez. Muito mais do que isso, sugere uma consulta extra com o seu médico para verificar o que está havendo.

A alimentação segue exigindo alguns cuidados. E sobre esse e outros assuntos, estaremos abordando ao longo do texto gravidez semana a semana de hoje. Por isso, siga a leitura para saber o que mamãe e bebê precisam.

O que a mamãe precisa?

Se você participou das aulas de preparação para o parto, o momento é de praticar tudo o que aprendeu. Cuide para não ficar em pé por muito tempo, priorizando momentos em que você permaneça sentada. Não participou de aulas? Então, seguir as orientações do seu médico é a melhor escolha.

Como o cansaço pode se tornar um pouco mais frequente, aliviá-lo com boas massagens nos membros inferiores é uma delícia. Usar cremes descongestionantes vai trazer leveza e um frescor super agradável.

Para a sua alimentação, continue seguindo as orientações do seu médico. Entretanto, consumir produtos derivados do leite com calorias reduzidas e abundantes em cálcio é, sem dúvida, um ótimo aliado nesta fase da gravidez semana a semana.

Contrações não dolorosas: Mamãe, sentir contrações que não são dolorosas é normal neste período. Saiba que o seu corpo continua se preparando para a chegada do bebê.

O que o bebê precisa?

Durante o oitavo mês de gravidez, o bebê desenvolve todos os seus órgãos por completo e as funções de sobrevivência estão adequadas. Seria possível, até mesmo, realizar o parto. Contudo, os primeiros dias fora da barriga podem ser turbulentos para o bebê. É importante que ele siga ganhando peso dentro da barriga da mamãe e tenha o seu nascimento no momento em que está mais preparado.

O espaço para o bebê, que já estava apertado, passa a ser explorado de tal maneira que é possível ver, em alguns casos, um pezinho ou um cotovelo pressionando a barriga da mamãe. Ele está quase no tamanho em que vai nascer, podendo medir 50 cm e pesar em média 2,5 quilos. Além disso, já está virado de cabeça para baixo, começando a ficar na posição em que vai nascer.

Importante: Neste período, você deve sentir o bebê se mexendo. Se notar que ele não se mexe, uma sugestão é comer algo doce para estimulá-lo. Caso nem isso faça com que ele se mexa, procure seu médico.

Fique atenta!

Tornar-se uma pessoa mais caseira é uma excelente ideia. Passar por apertos em meios de transportes ou se locomover com frequência para destinos mais longos não é recomendado. Estar o mais próximo possível da maternidade também evitará um estresse desnecessário, além de ser melhor para o procedimento do parto.

Como citamos no início do texto, preparar as malas para o dia do parto é recomendado. Mas, você sabe o que levar? Leia nossa lista e veja se está por dentro de tudo que deve conter nas malas:

Para a mamãe:

– Roupas confortáveis (Lembre-se, ficar de pijama ou camisola o dia inteiro pode ser constrangedor, caso você receba visitas e não queira estar vestida de forma íntima);

– Blusas e calcinhas;

– Sutiã especial para amamentação;

– Produtos de higiene pessoal;

– Protetor de seio;

– Pomada de lanolina

Dica extra: Leve uma maquiagem para sair ainda mais linda nas fotos!

Para o bebê:

– Bodys (5 ou 6);

– Uma calça “com pé”

– Meias;

– Mantinhas;

– Gorros;

– Luvas;

– Paninhos de boca.

E o papai?

Não pense que esquecemos do papai. Levar uma mala com roupas e produtos de higiene pessoal para ele também, afinal ele deve fazer parte dos preparativos. Ainda, se ele vai lhe acompanhar, deve estar ciente de que pode precisar de coisas extras. Converse com ele!

 

E aí? O que você achou do conteúdo de hoje sobre o oitavo mês do ciclo gravidez semana a semana? Ele foi enriquecedor para você? Conte para a gente nos comentários agora mesmo! O bebê está louco para nascer e lhe emocionar. Cuide-se! Ou melhor, cuide de você e do seu bebezinho! Acompanhe nosso próximo post sobre o nono mês!

Categoria: Gravidez
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.