Gravidez semana a semana: 9 meses, contagem regressiva! 01/12/2017 Pitibebê

O grande dia está chegando! O bebê está pronto para nascer e tornar o mundo aqui fora mais bonito. Preste atenção na sua saúde e no que é preciso para o parto.

Mamãe, está chegando o momento mais esperado. Entramos nas últimas quatro semanas de gravidez. O bebê está preparado para nascer e encantar o mundo aqui fora. Mas, não esqueça de prestar atenção à sua saúde e seguir com as orientações médicas. Você fez tudo certinho durante oito meses, portanto, encerre o ciclo gravidez semana a semana com tudo em dia.

Mesmo que você sinta mais cansaço nesse período, só de imaginar que logo o bebê estará em seus braços, é de confortar qualquer dia desgastante. Imaginar o rostinho dele, sentir as mãozinhas e os pezinhos tão meigos será mais especial do que qualquer coisa. Conhecer o choro que estará misturado ao seu e ao do papai no momento do nascimento, será o início de uma história incrível.

Durante o nono mês de gravidez, as visitas ao médico se tornam mais frequentes. Os cuidados com a mamãe e o bebê se intensificam. Nada de sair fazendo esforços à toa! Deixe as atividades mais cansativas para o papai ou peça ajuda de pessoas próximas. Nunca fique sozinha! E se isso não for possível, tenha um contato imediato sempre por perto.

O que a mamãe precisa?

Com o barrigão mais lindo do que nunca, a mamãe passa também a ter os seios mais rígidos. Sentir contrações irregulares e que causam um pouco de dor é mais comum neste período da gravidez semana a semana. Algumas dores provocadas pelo estiramento dos ligamentos da bacia serão normais.

Durante o nono mês, o bebê está descendo e a pressão causada pelo útero sobre os outros órgãos diminui. A mamãe consegue respirar melhor porque o bebê também deixa de se apoiar tanto sobre as costelas. Encontrar uma posição confortável para dormir se torna um pouco mais difícil e as idas ao banheiro são mais frequentes devido ao peso da barriga estar mais concentrado sobre a bexiga.

Lembra das malas para a maternidade que falamos no post do oitavo mês? Se ainda não preparou tudo, não perca mais tempo e arrume hoje mesmo. Está tudo preparado? Revise sua lista e fique mais tranquila, pois tudo estará no lugar quando for preciso.

Atenção para os exames do nono mês:

Triagem de Estreptococo Beta-Hemolítico: É um tipo de análise laboratorial que utiliza uma amostra da secreção vaginal e outra do reto para investigar uma eventual infecção causada pela bactéria estreptococo do grupo B. Esse exame é muito importante, já que a infecção pode ser transmitida para o bebê durante o nascimento.

Ultrassonografia do terceiro semestre: Realizar esse exame é fundamental! Através da ultrassonografia acompanha-se o tamanho, peso e a posição do bebê. Sua realização pode ser dada pela tecnologia Doppler, excelente para detectar eventuais problemas. Dependendo do seu caso ou do médico, a ultrassonografia pode ser realizada mais de uma vez neste período.

O que o bebê precisa?

O quarto do bebê já está pronto? Seu berço ficou arrumado de maneira confortável? Se tudo está preparado para a chegada do bebê mais fofo da sua vida, muito bom! Caso tenha alguma coisa a ser feita, peça ajuda do papai.

No mês nove, o bebê chega a ganhar 250 g e 1,5 cm por semana. Seu crescimento acelerado define o peso e o tamanho em que ele vai chegar ao mundo. São 3 quilos e 50 cm de puro amor – ou um pouco mais, um pouco menos – essa é uma média.

Para acompanhar de perto o desenvolvimento do bebê, alertamos novamente para as consultas que devem acontecer de forma mais frequente. Planejar como será o parto, medir as contrações e a pressão da mamãe para garantir a sua saúde e do bebê é essencial nessa fase da gravidez semana a semana.

No ritmo do coração: Nas consultas, é possível acompanhar o ritmo cardíaco do bebê. A cada batida do coraçãozinho, uma nova emoção!

Fique atenta!

É natural que estejam todos ansiosos para o nascimento do bebê. Por isso, quando chegar o dia marcado para o parto, ou caso ele aconteça “de surpresa”, além das malas prontas, o ideal é ter todos os documentos separados. Confira a lista:

  • RG da mamãe;
  • Cartão do pré-natal ou carta do médico com as informações do pré-natal;
  • Carteira do convênio (se tiver);
  • Cartão Nacional de Saúde (SUS);
  • Recibo de adiantamento pago à maternidade (se algum valor já foi pago).

 

E aí? O que você achou dos nossos conteúdos ao longo dos nove meses do ciclo gravidez semana a semana? Eles foram enriquecedores para você? Conte para a gente nos comentários agora mesmo! Esperamos – de coração, ter ajudado de maneira efetiva. Desejamos felicidades e muito amor nessa nova fase.

Categoria: Gravidez
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.