Gravidez semana a semana: o sexto mês acaba de chegar! 10/11/2017 Pitibebê

Imagens em 3D e 4D revelam detalhes do corpinho e dos movimentos do bebê. No sexto mês da gravidez semana a semana, a relação de afeto só aumenta. Tem muita coisa legal!

Chegamos ao sexto mês de gravidez. O sentimento de que você será uma mamãe feliz aumenta com os movimentos diários do bebê dentro da sua barriga. Conversas entre você e ele, tendo a participação super especial do papai devem se tornar mais frequentes. Sabe por quê? Porque ele vai ouvir as vozes mais amadas da vida dele. E o melhor, sentir quando a barriga da mamãe está sendo acariciada.

No sexto mês, que corresponde ao período que vai da vigésima primeira a vigésima quarta semana de gravidez, você tende a acordar quando o bebê está agitado e descansar quando ele adormece. Não é uma regra, mas acontece bastante.

As novidades também ficam por conta de dois tipos de ultrassom: 3D e 4D. No primeiro caso, mamãe e papai podem ver seu bebê com imagens em três dimensões, destacando detalhes do corpo, como o seu rostinho. Na ultrassom 4D, as emoções ficam por conta da possibilidade de ser ver as feições bem definidas do bebê, além de seus movimentos.

O que a mamãe precisa?

Com a barriga maior e atraindo olhares encantados, a mamãe pode ter de 6 a 8 quilos a mais. Seu andar fica um pouco curvado, podendo deixá-la mais cansada ao final do dia. Outro motivo desse cansaço é o fator respiratório. Neste período da gravidez semana a semana, a respiração passa a ser mais rápida para oxigenar o bebê. Além disso, o útero está bem maior e ultrapassou até mesmo a linha do umbigo, o que pode provocar dores nos ligamentos.

Contrações irregulares e sem dores são normais durante o sexto mês. Por isso, sem preocupações neste caso! Seu sono também vai começar a ser um pouco menos satisfatório. Motivos? Eles podem variar! A ansiedade pelo parto estar se aproximando, sonhos esquisitos, a barriga grande ou o bebê se mexendo mais cedo do que você costumava acordar, podem ser alguns dos motivos. Fique tranquila: isso faz parte da gravidez semana a semana!

Lembra do hábito de dormir sempre virada para o lado esquerdo? Ele deve permanecer durante o sexto mês! Isso para manter o suprimento de sangue e oxigênio de forma adequada ao bebê. A posição também vai ajudar na circulação sanguínea, o que deve aliviar dores e inchaços nas pernas da mamãe.

Dica: Para dormir de forma mais confortável, dobre as pernas e coloque um travesseiro entre elas. E se a barriga incomodar, um travesseiro para apoiá-la também vai ajudar.

O que o bebê precisa?

Nós sabemos que você conversa com o bebê já faz um tempão. Mesmo quando tudo estava no comecinho. Agora, além de ouvir o que falam perto dele, também escuta os batimentos cardíacos, a respiração e os barulhos do sistema digestivo da mamãe. E é claro, outros sons que vem do exterior, como as músicas. Então, já sabe. Fale com o seu bebê, cante e ouça músicas bem agradáveis.

Durante as semanas do sexto mês, o bebê pode chegar a medir 37 cm e pesar 1 kg. E mesmo que a sua gordura esteja em formação, a pele dele continua enrugada. Afinal, ela ainda está grande demais para servir perfeitamente o pequeno corpo.

Neste momento, o aparelho digestivo do bebê está trabalhando e seu intestino grosso já funciona. É pelo intestino grosso que boa parte do líquido amnióticoresponsável por auxiliar na alimentação do feto, reduzir o impacto em casos de quedas e ajudar a exercitar movimentos e articulações, vai passar.

Curiosidade: A partir do terceiro trimestre de gravidez o bebê também começa a chupar o dedo. Eles fazem isso para fortalecer a musculatura relacionada ao movimento de sucção.

Fique atenta!

Descanse! Sim, mamãe, não fique sobrecarregada com atividades do trabalho ou de casa. Sabemos que muitas de vocês não querem parar de trabalhar faltando três meses para o final da gestação. Contudo, descansar sempre que for possível é uma ótima pedida. Aquele soninho gostoso no início da tarde faz muito bem!

Mas eu não consigo dormir direto nem à noite, o que faço? Cuide da sua alimentação no período da noite. Prepare algo mais leve e evite substâncias estimulantes. Beba um chá leve pouco antes de ir para a cama.

Importante: Não vá tomar nenhum tipo de sonífero ou qualquer remédio por conta própria. Somente faça isso se o seu médico recomendar. É bem melhor uns minutos de sono perdido do que encarar complicações em decorrência de medicação sem receita médica.

 

E aí? O que você achou do conteúdo de hoje sobre o sexto mês de gravidez? Ele foi enriquecedor para você? Conte para a gente nos comentários agora mesmo! E não esqueça, o sétimo mês será o nosso próximo assunto no ciclo gravidez semana a semana. Acompanhe!

Categoria: Gravidez
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.