Gravidez semana a semana: o quinto mês de gestação! 01/11/2017 Pitibebê

Gravidez semana a semana: prepare-se para sentir o bebê agitando. Mamãe e papai vão babar com os movimentos dele! E se você não sabe o sexo do bebê, o momento chegou.

Se o mistério sobre o sexo do bebê já foi revelado, aposto que você começou a pensar no enxoval com mais frequência. No entanto, se o bebê conseguiu deixar papai e mamãe ansiosos, escondendo o segredo por mais tempo, chegou a sua vez de descobrir se é menino ou menina. O suspense acabou!

No quinto mês de gestação, que compreende o período da décima sétima a vigésima semana, o bebê rouba a cena e passa a protagonizar momentos de agitação dentro da sua barriga. Mas, fique bem tranquila! É uma movimentação gostosa e cheia de sentimentos, que vão deixar papai e mamãe babando. Esses movimentos são sinais de que o bebê está crescendo e se desenvolvendo na gravidez semana a semana.

Lembre-se, a gravidez passou da metade do tempo e os preparativos para o quarto do bebê precisam estar em andamento. Se não começou as reformas, que comentamos ainda no texto dos quatro meses, é hora de incentivar o papai a lhe ajudar com isso. Mãos à obra! Ou melhor, mãos dele e de outras pessoas à obra! Você fica no comando e só faz coisas leves – Yes!!

O que a mamãe precisa?

Mamãe, os exames do quarto mês serão feitos outra vez, além de um ultrassom a mais, conhecido como ultrassom morfológico. O interessante desse ultrassom é que a partir de agora será mais fácil ver o bebê. Perfil, mãozinhas, boca, os movimentos e o reflexo ficarão mais evidentes a medida que as semanas vão passando. E é claro, todos saberão o sexo em definitivo, sem palpites.

Durante o quinto mês da gravidez semana a semana, a mamãe sente menos cansaço. Em alguns casos, ele pode até desaparecer. Oba!! O que incomoda um pouco são os pequenos mal-estares, comuns para este período. Entretanto, se você ficar atenta às dicas do texto, será possível combater esse e outros probleminhas. Outros probleminhas, como assim? Há mulheres que sentem calor e transpiram de forma mais intensa. Formigamento nos membros, sensação das pernas mais pesadas, varizes e hemorroidas também podem aparecer (raramente, mas podem).

Uma alimentação adequada permanece muito importante. Aliás, alimentar-se de acordo com as orientações do seu médico deve ser prioridade durante todos os meses da gravidez semana a semana. Ter uma alimentação variada, incluindo comidas saudáveis de todos os grupos faz toda a diferença. Verduras, frutas, proteínas, laticínios e os famosos carboidratos são recomendados. E o chocolate, pode? Se for um pedacinho, de vez em quando, só para matar aquela vontade de doce, pode. Sem exageros, ok mamãe?

Ah, mais uma coisa sobre a alimentação: sem exagerar nas calorias!

O que o bebê precisa?

Como já falamos, o bebê começa a se mexer com frequência. Coloca a mão na minha barriga. Sentiu ele chutando? A empolgação tem motivo: o bebê começou a temporada de movimentação para todos os lados. Inclusive, durante a noite, pois o soninho dele não corresponde ao mesmo período do seu sono. Mas, isso que não significa que você vai acordar toda vez que ele se mexer.

Ao completar 5 meses de gestação, o bebê pode medir cerca de 30 cm e pesar aproximadamente 700 g. Entre a décima oitava e vigésima semana, muitas coisas estarão acontecendo. A pele do bebê torna-se mais espessa e forma uma espécie de película de gordura sobre ela, tendo a finalidade de protegê-la.

Neste período, especialistas indicam para as mamães o consumo de vitamina A. Esse tipo de vitamina é muito importante para desenvolver a visão do bebê, uma pele saudável, o crescimento celular e a produção de glóbulos vermelhos. Por isso, apostar em vegetais e frutas nas cores laranja ou verde escuras é uma ótima decisão.

Fique atenta!

Como prometemos quase no início do texto, separamos algumas dicas valiosas para você combater alguns sintomas chatos dessas fase da gestação. Anoite aí:

  • Siga as orientações médicas;
  • Sempre que puder, durma com as pernas elevadas;
  • Evite comprimir os tornozelos com meias;
  • Evite ficar longos períodos em pé;
  • Dilate os vasos em banhos quentes.

Outra dica importante é controlar a respiração. Cursos de preparação para gestantes são uma excelente alternativa para isso, além de ensinar a adotar posições confortáveis e a administrar dores através da respiração. Onde eu moro não tem curso para gestantes! Neste caso, seu médico será um grande aliado. Tire todas as suas dúvidas com ele!

 

E aí? O que você achou do conteúdo de hoje sobre quinto mês de gravidez? Ele foi enriquecedor para você? Conte para a gente nos comentários agora mesmo! No próximo texto, a trilha da gravidez semana a semana segue com o sexto mês. Acompanhe!

Categoria: Gravidez

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.