Gravidez semana a semana: O terceiro mês de gravidez 18/10/2017 Pitibebê

Barriguinha aparecendo e o bebê crescendo! Na gravidez semana a semana: você já pode fazer o teste para saber o sexo do bebê. Saiba mais!

Mamãe, chegamos ao terceiro mês de gestação! Na gravidez semana a semana você está saindo da oitava semana para entrar na reta final do primeiro trimestre de gravidez. A barriguinha já começa a aparecer e os olhares e algumas mãos carinhosas tomam conta dela. E você sabe que é gostoso sentir o carinho da família nesse momento tão importante. Seu orgulho aumenta e a gravidez ganha ainda mais “realidade”.

O terceiro mês de gestação compreende o período da nona a décima segunda semana. O corpo da mamãe e do bebê começam a sofrer alterações perceptíveis, ficando mais difícil não espalhar a felicidade da futura maternidade por todos os lugares que estiver.

A partir da oitava semana, mamãe e papai já podem fazer a primeira tentativa de saber o sexo do bebê. Para isso, a mamãe realiza o exame de sexagem fetal, que pode revelar se é menino ou menina. O que dá início às especulações quanto ao nome do bebê.

O que a mamãe precisa saber?

Especialistas dizem que o primeiro trimestre é o que exige mais a atenção por parte das mamães. Isso não quer dizer que os cuidados devem diminuir nos meses seguintes. Entretanto, as chances de um aborto espontâneo, por exemplo, diminuem a partir do quarto mês de gestação.

Neste período, é normal a mamãe ganhar um ou dois quilinhos. Sentir náuseas e vontade de vomitar estão, aos poucos, caindo fora do seu cotidiano. A tendência é que, a partir do quarto mês, elas desapareçam junto com a diminuição das tonturas.

Os médicos costumam indicar alguns exercícios físicos específicos, principalmente as caminhadas. Contudo, você deve lembrar que as atividades físicas devem ser recomendadas pelo seu médico. Não saia por aí fazendo um monte de exercícios por conta própria.

Na alimentação, a mamãe deve assegurar que a ingestão de ferro está sendo satisfatória. Para isso, precisa consumir alimentos que são fontes de vitamina C, como brócolis, tomate, laranja ou melão. Além disso, não é aconselhável deixar de lado o leite e seus derivados, como iogurte e queijo, que são excelentes fontes de cálcio, muito importante durante a gestação e no período de amamentação.

O que o bebê precisa?

Da mesma forma que a mamãe, o bebê também começa a passar por alterações significativas. Ele está crescendo e alguns de seus órgãos vitais se formando, como as orelhas, olhos, nariz, boca e queixo. Sua cabeça ganha forma arredondada, as pálpebras recobrem os olhos, os lábios se formam e as narinas se abrem. É também o período em que ele começa a se mexer, mesmo que a mamãe pouco sinta suas respostas aos estímulos.

Gravidez semana a semana: a primeira ultrassonografia

O momento é de muita emoção! A realização do primeiro “encontro” com o bebê acontece entre a nona e a décima primeira semana de gestação.

Com o exame de ultrassonografia, é possível ver o perfil do bebê, sua cabeça, membros, barriga e outros órgãos do corpo que está em formação.

Durante o exame, será medido o comprimento craniocaudal do bebê, ou seja, a distância entre o topo da cabeça e a extremidade do bumbum. O momento é também de checar a translucência nucal – espessura da nuca.

Outro exame que o médico poderá solicitar é o exame de sangue para verificar se o bebê pode ser (ou não) portador da trissomia 21 – Síndrome de Down.

Fique atenta!

No caso de uma gravidez de risco, outros exames deverão ser solicitados pelo seu médico. Se a nuca do bebê estiver com mais de 3 mm, os médicos poderão recomendar uma amniocentese, também chamada de análise de cromossomos. Esse é o único exame capaz de identificar eventuais anomalias.

Por isso, fique atenta aos pedidos do seu médico e cuide-se sempre!

Dica extra

Mamãe, prepare para renovar seu guarda-roupas pelos próximos 5 meses que estão por vir. Sua silhueta vai começar a mudar, arredondando-se de forma lenta. Mas, calma! Nada de se desesperar com o inevitável aumento de peso. Você vai ficar linda, pode acreditar!

Se você gosta de passear, nada como uma visitinha às lojas especializadas ou um pulo ao shopping. O passeio, além de agradável, estará cheio de novidades em roupas desta fase maravilhosa. E lembre-se, levar uma amiga para ajudar a escolher os modelitos que mais combinam com o seu estilo é uma ótima escolha para acertar nas compras.

 

E aí? O que você achou do conteúdo de hoje sobre terceiro mês de gravidez? Ele foi enriquecedor para você? Conte para a gente nos comentários agora mesmo! E não esqueça, o próximo post “Gravidez semana a semana” vai trazer muitas informações sobre o quarto mês.

Categoria: Gravidez
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.