A hidratação dos pequenos no verão: 5 dicas essenciais 11/12/2018 Pitibebê

Manter a hidratação dos bebês é uma missão para os pais no verão! Mas, como fazer isso? Confira as dicas e aproveite o melhor da estação com os pequenos.

“O verão chegou, bebê”. Chegou para os pequenos, mas principalmente para a mamãe e o papai, que devem prestar muita atenção na hidratação dos filhos. Isso porque, em dias de altas temperaturas, especialmente na hora dos passeios, as crianças devem se manter bem hidratadas (os adultos também, é claro).

Como nós sabemos que você é uma mamãe que preza bastante pelos cuidados com o (s) pequeno (s), separamos dicas essenciais para você manter a criançada bem hidratada e disposta neste verão.

Fico curiosa? É só ler e garantir a hidratação dos pequenos!

1. A bolsa de passeio do bebê

Na hora do passeio, é um tal de pega bolsa, coloca roupas, comidinhas e tudo mais que o bebê precisa. Mesmo quando eles crescem, lá pelos 3 ou 4 aninhos de idade, os pais sempre levam algo para beber, comer ou usar. Neste momento, é importante ficar atento a alguns alimentos e bebidas que vão ajudar a manter a boa hidratação. Veja:

  • Água mineral: tenha sempre uma garrafinha com água mineral para o bebê. Essencial para a hidratação de qualquer pessoa, a água deve ser levada, preferencialmente, em uma embalagem de vidro ou térmica. Sabe por quê? As garrafas plásticas contêm substâncias tóxicas que podem passar para a água. Uma boa dica é congelar a água em uma garrafinha, e no outro dia levá-la no passeio;
  • Sucos de frutas naturais: o melhor é fazer um suco de frutas antes de sair de casa, assim a bebida não perde seus nutrientes. Do mesmo modo que a água, é aconselhável usar um recipiente de vidro ou térmico;
  • Água de coco: rica em minerais e carboidratos, a água de coco é uma ótima aliada da hidratação do bebê. O cuidado fica por conta da compra do coco, que deve ser lavado em água corrente e potável antes de ser aberto.

Papinhas que contenham cenoura, por exemplo, também são excelentes companhias para aquela pausa no passeio. Frutas, como morango, abacaxi, laranja e melão podem entrar na lista das comidas, sem problema algum.

2. O consumo de líquidos

Você já viu quais líquidos são importantes para manter a hidratação das crianças. Agora, precisa saber que ao brincarem e suarem bastante, gastando muita energia, as crianças precisam consumir líquidos com uma boa frequência.

A cada 30 ou 40 minutos, chame as crianças para tomar aquela água gostosa ou o suco de frutas que você preparou com tanto carinho. Evite refrigerantes e bebidas de procedência duvidosa à venda nas ruas.

3. Proteção da pele

Proteger a pele do bebê também é missão dos pais. O protetor solar, que deve ser usado em crianças a partir dos seis meses de vida, tem que ser aplicado no rosto e no restante do corpo a cada duas horas. O suor e a água, quando os pequenos estão na praia ou na piscina, removem o produto com mais facilidade.

Usar boné, chapéu ou uma viseira é uma medida altamente recomendável.

4. Olhos abertos ao sono do bebê

Mamãe, o bebê que se mantém agitado demais ou não está dormindo direito, pode estar com algum problema, como desidratação. E se ele continua agoniado mesmo depois de tirar uma soneca, ingerir líquidos ou comer, ou se apresenta febre e vômito, é sinal de que algo não está bem;

Neste caso, a melhor dica é procurar o pediatra para verificar o que está acontecendo.

5. O leite materno

Se o bebê ainda mama no peito, nada melhor do que o leite materno para a hidratação. Mas, tome cuidado para não fazer isso na praia, pois o local não é adequado para a amamentação.

Como frisamos em outro conteúdo aqui no blog, é fundamental que a mamãe que esteja amamentando mantenha a sua hidratação em dia, consumindo bebidas naturais e comidas saudáveis.

 

Aproveitar o verão da maneira correta é a melhor fonte de hidratação e diversão para a família. Consumir bebidas, como água e sucos naturais, proteger a pele dos pequenos, cuidar do soninho deles e amamentá-los — aqueles que ainda mamam no peito — são medidas indispensáveis, assim como o sol é para a estação mais quente do ano.

Categoria: Saúde do Bebê

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.