O bebê de seis meses: visão e audição aguçadas! 23/10/2018 Pitibebê

O bebê de seis meses está mais ligado ao mundo do que nunca! Sua conexão com os familiares aumenta e ele adora chamar a atenção. Veja mais!

Bebê de seis meses: pela sua visão e audição mais aguçadas e os movimentos apurados, o bebê interage mais com o ambiente. Inclusive, não gosta nada de ficar sozinho e abre um sorriso quando alguém que ele gosta se aproxima para pegá-lo no colo.

Agora, o bebê já estica os braços pedindo colo! Muito fofo, não é? E tem mais coisas bem legais que o bebê de seis meses começa a demonstrar.

Mamãe, leia o conteúdo e descubra mais informações valiosas sobre os seis meses de seu filho!

O bebê de seis meses começa a ficar sentado

Sentado, sozinho? Sim, mas com o apoio de travesseiros e almofadas! Como o bebê de seis meses tem controle do seu tórax e da bacia, ele começa a ficar sentadinho.

Quando os pais deixarem o bebê sentado, é importante deixar os brinquedos bem perto. O bebê vai tentar pegá-los e isso se torna um estímulo para o aprendizado e equilíbrio.

Estímulos e movimentações

Enquanto se balança, chuta, se debate, esfrega, se inclina, arranha e tantas outras movimentações, o bebê de seis meses manda vários estímulos para o cérebro. Tudo isso vira informações para o cérebro organizar e usá-las nos momentos em que o bebê começa a engatinhar, ficar em pé e andar.

Aos 6 meses de idade, o pequeno estica o braço e quer colo, deixa suas perninhas estendidas quando deita de bruços e aumenta a preensão palmar de modo totalmente voluntário.

Nesse período o bebê rola sobre ele mesmo e começa a indicar que o amadurecimento da musculatura está chegando às coxas. Por isso, é aconselhável que os pais prestem atenção para evitar os tombos.

Outro tipo de movimentação é o aprimoramento do gesto de pegar algum objeto e levá-lo a boca. O bebê experimenta texturas, sabores e a consistência do que ele acabou de pegar. Portanto, assim como no caso de possíveis quedas, é essencial que os pais fiquem de olho no que o bebê põe na boca para evitar que ele acabe engolindo.

O sono vira rotina

Boa notícia para os pais: o soninho do bebê já é rotina. Ele pode dormir cerca de 14 horas, incluindo aquelas sonecas e cochiladas durante o dia.

Como o bebê de seis meses tem horários mais definidos, fica mais tranquilo para a mamãe e o papai planejarem os seus dias.

O bebê de seis meses já gosta de chamar a atenção

Quem não gosta de receber um cafuné e uma atenção especial? O bebê de seis meses começa a gostar mais que as pessoas o notem e os pais estejam pertinho dele. Quando ele escuta alguém o chamando, vira-se em direção à pessoa. Por outro lado, estranha pessoas desconhecidas.

O bebê pode parar de chorar ao escutar uma música. Então, mamãe e papai, ouçam músicas de ninar perto do seu bebê ou cantem para ele. Veja aqui como a música acalma o bebê!

Ao chamar a atenção dos familiares devido à sua inteligência e raciocínio, o relacionamento social do bebê também muda. Em especial, interações com os pais e irmãos tornam-se ainda melhores.

 

O bebê de seis meses está na metade do caminho para completar o seu primeiro ano de vida. Está aprendendo muitas coisas, se movimentando e interagindo cada vez mais com os seus familiares. Sem contar, naquele soninho gostoso que ele faz!

Caso mamães e papais tenham alguma dúvida quanto ao desenvolvimento do bebê, o mais indicado é ter um contato direto com o pediatra ou outro especialista da área.

Categoria: Diversos

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.