O primeiro mês de gravidez: a jornada está começando! 06/10/2017 Pitibebê

O primeiro mês de gravidez requer grande atenção e cuidados especiais. Saiba quais são os sintomas e aproveite as dicas para cuidar da sua saúde neste período.

Quais são os primeiros sintomas da gravidez?

Você já deve ter ouvido falar muito sobre os primeiros sintomas da gravidez, não é mesmo? Sentir mais fome ou compartilhar com as amigas o desejo de comer aquele bolo delicioso com recheio de morango são motivos que geram desconfiança, antes mesmo da confirmação da gravidez. “Olha, a Eliza tá comendo muito, acho que ela tá grávida”!

No seu caso, como a boa notícia de que você vai ser mamãe já não é mais novidade e o orgulho tomou conta de todos, as dúvidas passam a ser voltadas às primeiras mudanças que o seu corpo pode sentir.

Como o momento é de novidades, principalmente se você é passageira de primeira viagem no fascinante caminho da maternidade, este texto foi escrito pensando em você. Tire suas dúvidas e saiba quais são os sintomas e transformações que podem acontecer durante o primeiro mês de gravidez.

Primeiro mês de gravidez: sintomas e mudanças do seu corpo

Primeira semana 

Sintomas: Não leve como regra que esses serão os sintomas para todas as mulheres. Algumas, por exemplo, apresentam poucas alterações. Apesar disso, se você sentir um ou mais dos sintomas, saiba que pode ser normal. Os sintomas são: azia, enjoos, náuseas, dores de cabeça, falta ou excesso de apetite, dores ou incômodos nas mamas, pontadas no baixo ventre e mais vontade de fazer xixi.

Mudanças do corpo: Na primeira semana, as mudanças do corpo são pouco perceptíveis. Contudo, o bebê começa o seu processo de desenvolvimento.

Segunda semana

Sintomas: A segunda semana do primeiro mês de gravidez pode ser marcada pelo surgimento de corrimento vaginal. Há também mulheres que começam a sentir algumas dores pelo corpo. 

Mudanças do corpo: Sabe a sua menstruação? A partir de agora, você já pode esquecê-la durante os próximos nove meses. Além dessa significativa mudança, o útero começa a aumentar sua produção de endométrico, originando um ambiente saudável para o seu bebê crescer. 

Terceira semana 

Sintomas: O bebê está crescendo! Mesmo assim, há mulheres que chegam a perder peso na terceira semana de gestação. Isso porque apresentam náuseas, vômitos e até mesmo falta de apetite causada pelas alterações hormonais. Cólicas e corrimento vaginal também são muito comuns. 

Mudanças do corpo: Não há grandes alterações no corpo durante o primeiro mês de gravidez, exceto uma possível perda de peso. As principais mudanças são internas, o que pode gerar a indicação, por parte de seu médico, de ingestão de nutrientes específicos para uma dieta adequada.

Quarta semana

Sintomas: Na quarta semana de gravidez, o seu corpo estará produzindo um hormônio típico da gravidez, o HGC. Esse hormônio pode vir a causar ansiedade, vômitos, náuseas, tonturas, cansaço e mal humor. Os seios também se tornam mais doloridos. Existem ainda, mulheres que afirmam que o olfato fica mais acentuado.  

Mudanças do corpo: Com a chegada da quarta semana, há futuras mamães que ainda não sabem que estão grávidas. Sim, isso pode acontecer! As mudanças no corpo são pouco visíveis. Talvez, o simples fato de uma calça não servir mais, pode ser o primeiro indicador de gravidez. Então, se você pode ser uma dessas mamães, corre fazer um exame!

Cuidados para uma gravidez saudável

Descoberta a gravidez, é hora de marcar uma nova consulta com o ginecologista para dar início ao período conhecido como pré-natal. É nesse momento que o médico deve fazer um questionário completo com o objetivo de reconhecer suas condições de saúde já neste primeiro mês de gravidez: exame clínico geral e com a medição do peso e da pressão; exame ginecológico e o cálculo da data prevista para o parto.

O ginecologista também solicita para que a futura mamãe faça um exame de sangue. Com o resultado, o médico terá acesso a composição detalhada do sangue dela, identificando eventuais doenças infecciosas que podem prejudicar o bebê. Além disso, o exame revela se foi encontrado açúcar e albumina na urina da gestante.

Dicas importantes

Como falamos dos sintomas no primeiro mês de gravidez e das mudanças que o corpo sofre, preparamos também algumas dicas especiais para aliviar os sintomas citados anteriormente:

  • Dormir ou ficar na cama de 10 a 20 minutos a mais;
  • Levantar da cama devagar.
  • Consumir líquidos entre as refeições (evitar quando estiver enjoada);
  • Evite ficar muito tempo sem fazer refeições;
  • Pratique exercícios físicos indicados pelo seu médico, descanse e aproveite o ar fresco.

 

E aí? O que você achou do conteúdo de hoje sobre o primeiro mês de gravidez? Ele foi enriquecedor para você? Conte para a gente nos comentários agora mesmo!

Categoria: Gravidez
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê