parto humanizado

05/02/2018 Pitibebê Parto humanizado, o que é?

Parto humanizado, o que é? 05/02/2018 Pitibebê

Parto: a chance de ver pela primeira vez o rostinho de seu bebê é marcante. E como isso acontece através de um parto humanizado?

No entanto, antes mesmo desse momento acontecer muitas mulheres se veem em dúvida de qual parto realizar. Normal, cesárea ou o mais falado na atualidade, o parto humanizado.

Ele pode ser feito na água, maternidade, em casa e até mesmo no centro cirúrgico. Você sabe o que é parto humanizado e como escolher essa maneira de trazer seu bebê ao mundo?

Como nasceu o parto humanizado?

Em 1970, um médico francês decidiu escrever uma obra chamada “Por um Nascimento sem Violência”. A ideia de Frederick Leboyer era questionar a quantidade de procedimentos médicos pelos quais uma grávida passava quando o seu bebê estava pronto para nascer.

Para o médico, era preciso um olhar mais “natural” para o momento. De lá pra cá, muitos profissionais se empenharam em entender mais os conceitos do parto humanizado e como inseri-lo na realidade das gestantes que optam por ele.

O principal foco do trabalho, atualmente, é deixar que a mulher fique à vontade para se recusar a condutas que não são necessárias e que a deixam desconfortável, como a depilação da região vaginal.

Muito se fala de parto humanizado

Há alguns anos, a ideia começou a ser disseminada no mundo. Gestantes que optavam por ter seus filhos da maneira mais “natural” possível se tornaram o centro das atenções entre os especialistas e pessoas que tentavam entender do que o método se tratava.

Muito se comparou ao parto normal, mas a verdade é que eles têm características bem diferentes, que nos ajudam a entender o porquê o parto humanizado é tido como o mais saudável para o bebê e para a futura mamãe.

Por definição, parto humanizado é aquele no qual a grávida fica livre para decidir e escolher o que acontecerá neste momento único, desde que ela e seu bebê estejam saudáveis e não corram risco. Por esse motivo, até mesmo a cesariana pode ser um parto humanizado.

Saiba mais sobre

O parto humanizado é aquele no qual mamãe e bebê só começam todos os procedimentos do parto quando estão prontos. Isso não significa que a mulher tem que sofrer com as contrações sem nenhuma medicação e muito menos que para ter um parto “natural” a saúde do bebê não será monitorada.

Cabe a mulher decidir quais e quantos procedimentos médicos serão feitos. Ela pode decidir ter o bebê em uma piscina sem nenhum remédio para dor, mas pedir pelo medicamento quando o seu corpo não suportar mais o tempo ou a intensidade do que sente.

A rotina dos partos realizada pelos hospitais deixa o processo muito frio e mecanizado, o que fez com que as mulheres procurassem alternativas para dar a luz aos seus filhos. Basta que você saiba conversar com os profissionais que farão parte desse momento para que eles respeitem suas vontades e decisões e que saibam também te orientar da melhor maneira sobre como você e seu bebê evoluem durante o parto.

Como fazer o parto humanizado?

A mulher que opta pelo parto humanizado, antes de tudo, deve realizar o pré-natal com um médico de sua confiança. Se você já tem uma ginecologista, mas procura um obstetra que entenda os processos do parto humanizado, peça indicações. Se sua médica não entende sua escolha, busque auxílio com as mamães que já passaram por esse processo. Elas te ajudarão a ter mais tranquilidade e a encontrar os profissionais certos para esse grande momento.

Saiba quais são as experiências de um parto humanizado, o que você deve esperar dessa experiência e tome a decisão que achar melhor para você e seu filho. Não é porque o parto humanizado está em voga que todas as mulheres querem fazê-lo.

Vale lembrar que o parto humanizado é aquele em que são atendidas e criadas as condições biológicas, sociais, espirituais e psicológicas para que a mamãe sinta cada momento de conexão com o seu bebê da maneira que achar que deve ser.

Por isso, procure um profissional especializado, converse bastante pelo assunto, busque mulheres que já passaram por essa experiência e se prepare para ajudar seu filho a vir ao mundo da maneira mais humanizada possível.

E aí, gostou do conteúdo de hoje? Espero que você tenha entendido e conhecido um pouco mais sobre o que é o parto humanizado e que faça a melhor escolha para você e para o seu bebê! Já teve o seu filho desta forma? Então conte pra gente nos comentário como foi essa experiência e ajude outras mamães!

Categoria: Diversos
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.