Os 3 meses do bebê: a coordenação motora vai melhorando 02/10/2018 Pitibebê

O terceiro mês de vida do bebê é marcado pelo desenvolvimento da coordenação motora. Ele mexe mais os braços, mãos e pernas. E tem mais… descubra!

Chegamos ao terceiro mês o você começa a perceber que o bebê está melhorando a sua coordenação motora. A partir daí, braços, mãos e pernas são movimentados com mais facilidade pelo pequeno. Ele está crescendo!

Você já acompanhou aqui no blog os posts sobre o primeiro e o segundo mês de vida do bebê. Agora, é a vez de acompanhar o desenvolvimento do seu filho no terceiro mês. Continue a leitura!

Coordenação de braços, mãos e pernas

É tão gostoso observar o bebê balançando os bracinhos, mexendo aquelas mãozinhas fofas e as perninhas! Dá uma vontade de abraçar ele não largar mais, não é mesmo? Conforme os ligamentos do quadril e do joelho vão ficando mais flexíveis, os chutes dele ficam mais fortes e rápidos.

Outra coisa muito legal é que o bebezinho consegue unir suas mãos e abrir os dedinhos.

A boca e o conhecimento das coisas

Quem nunca viu um bebê pegar um objeto e levá-lo até a boca? Mesmo tão pequena, a boca é um instrumento que o pequeno usa para explorar as coisas do mundo. Por meio dela, ele é capaz de perceber consistência, volume e textura de objetos e até das pessoas. Ele nota esses fatores também em seu corpo, quando “saboreia” a sua mãozinha junto de outro objeto.

Ao final do terceiro mês, já consegue erguer mais a cabeça, o tronco, esticar os braços e movimentar melhor a cabeça em busca de sons e objetos. Sua coluna também está ficando mais ereta neste momento.

O soninho do bebê de 3 meses

O soninho do bebê também muda neste período. Ele costuma dormir até 16 horas por dia, e isso tem uma explicação: como seu organismo consome muita energia, ele precisa dormir para não consumir mais energia do que é necessário para que seu metabolismo funcione bem.

Enquanto dorme, ele alterna entre um sono profundo, o sono REM — aquele quando os olhos se movimentam. Neste momento, a atividade cerebral do bebê é intensa.  Por isso, preste atenção nos movimentos dele, já que ele consegue se virar para o lado enquanto dorme. Um berço que garanta a segurança é indicado.

Os primeiros balbucios

Nessa fase de 3 meses de vida, o bebê começa a balbuciar. Ele responde às conversas dos pais com sons e entonação de modo que deixa parecer que ele está dialogando. Incrível!

Estimular a criança continua sendo um ato muito importante dos pais, tanto de amor quanto para o desenvolvimento do bebê.

O bebê levanta a cabeça

Durante o terceiro mês, a criança consegue levantar a cabeça enquanto está de barriga para cima e mantê-la por alguns minutinhos. Se tiver sentado com um apoio, pode ficar com a cabeça erguida e firme.

Além desses movimentos, o bebê também é capaz de levantar a cabeça quando está deitado de bruços. Até parece que ele faz “flexões”.

Os pais podem deixar ele sentadinho à frente e balançando brinquedos em níveis mais altos.

Mamãe e papai, leiam para o bebê

Na realidade, não importa a idade que o bebê tem. Ler para ele é uma atitude sempre benéfica! A leitura vai ajudar no desenvolvimento do ouvido para a cadência da língua.

Experimente ler com sotaques ou cantos diferentes, pois o laço auditivo do pequeno torna-se muito mais estimulante.

 

O bebê já tem 3 meses de vida e está crescendo bem rápido, não é? As descobertas começam a se tornar mais frequentes e os movimentos mais intensos e coordenados. A boca vira um instrumento bastante utilizado para conhecer mais coisas do mundo. E isso pede mais cuidados!

Caso mamães e papais tenham alguma dúvida quanto ao desenvolvimento do bebê, o mais indicado é ter um contato direto com o pediatra ou outro especialista da área.

Categorias: Diversos , Saúde do Bebê
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.