A pele do bebê no verão: sol e água na medida certa! 18/12/2018 Pitibebê

A pele do bebê é um item de atenção no verão. A exposição solar e a hidratação devem ser levadas muito a sério pelos pais.

Para aproveitarem as férias de verão numa boa, os pais precisam ter alguns cuidados com os seus filhos, especialmente com a pele do bebê. Não que para isso tenham que abandonar o sol, que é fonte inesgotável de vitamina D! Eles devem ficar atentos ao tempo de exposição aos raios solares e à hidratação dos pequenos.

A dúvida, que pode ser sua e de tantas outras mamães, é como curtir a praia e a piscina sem causar danos à pele do bebê, tão macia e frágil. Vamos descobrir? Continue lendo!

O sol na medida certa para a pele do bebê

Qual é a idade do seu bebê? Antes dos seis meses de idade, ele não pode usar protetor solar! “Mas, então não posso levá-lo à praia ou na piscina do clube?“. Pode, desde que ele não seja exposto diretamente ao sol. Coloque um boné, chapéu ou viseira, mesmo que ele fique debaixo do guarda-sol ou daquela sombra gostosa de uma árvore. A radiação do sol também vai chegar por ali.

Depois da fase dos seis meses, a pele do bebê já pode receber o filtro solar, com fator de, no mínimo, 30. Para saber qual fator usar, considere o tom da pele da criança, que quanto mais clara for, maior deverá ser o seu índice de proteção — vale lembrar que o produto deve ser passado 20 minutos antes da criança se expor ao sol. 

Não esqueça das “dobrinhas”, orelhas e pés! Aplique o produto na pele do bebê de maneira uniforme, em sentido único e não circular, ok?

O tempo para o bebê ficar ao sol é de 20 a 30 minutos diários, no máximo. Neste tempo, ele consegue aproveitar bem a fonte de vitamina D na medida certa, sem prejudicar a sua pele. Em seguida, lembre de dar água ou aquele suco natural bem gostoso. Se tiver uma água de coco, desde que a fruta tenha sido lavada com água corrente, também pode oferecer ao bebê.

Água na medida certa

Em dias de altas temperaturas, beber água é uma medida essencial para todos nós. Com os bebês não é diferente. Eles devem ingerir água com uma boa frequência, principalmente se estiverem expostos ao sol na praia ou piscina. A cada 30 ou 40 minutos, é recomendável dar água para a criança, que pode chegar a tomar 1,3 litros em um dia.

Lembramos apenas, que o consumo de água não é recomendável para bebês com menos de 6 meses de idade. O leite materno já contém a quantidade necessária para suprir a demanda deles.

No caso dos banhos, eles também podem ser mais frequentes. Contudo, o uso de xampu e sabonete deve ser menor, limitando-se a apenas um dos banhos. Isso porque o uso excessivo de produtos de higiene, como estes, pode causar irritação na pele do bebê.

Na hora de curtir uma piscina, há quem diga que quanto mais cedo, melhor para o bebê começar a dar os primeiros “mergulhos”. Mesmo aulas de natação, juntamente com os pais, já são oferecidas para os pequeninos. A ressalva fica por conta de bebês menores de seis meses, que precisam de uma orientação do pediatra. Nesta idade, os riscos de infecções no ouvido são um pouco maiores.

Dica extra: oferecer frutas e sucos sob o sol provoca manchas na pele do bebê?

Tem muita gente que fala que a ingestão de frutas em dias de calor pode causar manchas na pele do bebê. Em partes, isso é verdade! Porém, é importante esclarecer que não é propriamente a ingestão que vai causar esse problema. O contato das mãos direto com frutas cítricas, como limão, laranja e maracujá, pode manchar a pele.

Caso a criança consuma esse tipo de fruta, não esqueça de lavar bem as mãozinhas e o rosto dela em seguida.

 

Se a sua família quer aproveitar o sol neste verão e curtir as férias de maneira saudável e segura, tome os devidos cuidados com a pele do bebê. Não abuse do sol e nem da água, mas não deixe de levar o pequeno para fazer parte destes momentos inesquecíveis, dignos de postagens com muitas curtidas nos seus perfis nas redes sociais.

Categoria: Saúde do Bebê

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.