Por que é importante manter as unhas do bebê sempre limpinhas? 17/07/2018 Pitibebê

“Eu tenho mesmo que cortar as unhas das mãozinhas delicadas de bebê?” Cortar as unhas do seu filho, mesmo que ele seja pequenino, é fundamental. Saiba por quê!

A Pitibebê adverte: mantenha as unhas do seu bebê sempre limpinhas!

Mesmo que você sinta receio de cortar as unhas dos dedinhos fofos do seu filho, não deixe de fazer isso. É super importante para evitar problemas de higiene e saúde. As unhas do bebê precisam estar sempre limpas e aparadas para evitar contato com bactérias. Além disso, diminuem as chances do bebê se machucar.

A partir de agora, descubra por que a higienização das unhas do bebê é tão importante e quais são os riscos que ele pode estar correndo. Continue a leitura!

Como eu faço para cortar as unhas do bebê?

Para cortar as unhas do seu pequeno, lave as mãozinhas dele e as suas também. Prefira água morna e sabonete para fazer uma boa higienização. Em seguida, pegue uma tesoura de ponta cega ou um cortador infantil limpos.

Mantenha os dedinhos do bebê bem afastados uns dos outros enquanto você corta as unhas, evitando assim que você o machuque. Se for logo após o banho, melhor ainda. O tecido fica molinho a ponto de facilitar o corte e a higienização das unhas.

Corte as unhas retinhas e na altura natural, jamais muito rente à pele. A medida descarta os riscos das unhas do seu pequeno encravarem. E se ele chorar muito e você não conseguir cortar as unhas, faça isso no momento em que ele esteja dormindo. Mas, é claro: a luminosidade tem que ser boa para evitar acidentes.

Importante: os acessórios devem ser de uso exclusivo do bebê.

Quando devo higienizar as unhas do bebê?

Aquelas mãos fofinhas adoram “passear” por diversos lugares. Após as brincadeiras, lave as mãozinhas da criança e aproveite para lhe ensinar que é muito importante fazer isso. No caso da criança estar com acumulo de sujeira nas unhas, use uma escovinha bem macia para limpá-las melhor.

Os momentos que antecedem as refeições e depois delas, também pedem que você lave as mãos do seu pequeno. Mesmo que ele não vá encostar na comida, nunca se sabe quando ele vai levar as mãozinhas até a boquinha.

No bebê recém-nascido, os pais podem utilizar uma lixa de unha fina e bem delicada. Este objeto permite que o corte seja feito de maneira um pouco mais lenta.

Por que preciso manter as unhas do bebê limpinhas?

Os bebês levam tudo à boca! A fase é de muitas descobertas e as mãos e boca são grandes amiguinhas deles. Unhas compridas costumam armazenar sujeirinhas e bactérias que devem ficar longe da boca.

Especialistas recomendam que as unhas das mãos do bebê devem ser cortadas uma vez por semana. O corte evita que a crianças se arranhe ou machuque o seu rostinho ou os olhos. No que diz respeito às unhas dos pés, como elas causam menos riscos, podem ser aparadas uma vez a cada 15 dias.

Você sabia? Já existem no mercado modelos de cortadores de unha com lupa, ótimos para enxergar bem os dedinhos do bebê

Então mamãe, gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando nossos textos sobre a saúde do bebê. Aproveite também e siga a Pitibebê no Facebook

Categoria: Diversos

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.