Quais as posições mais indicadas para bebê dormir! 19/01/2018 Pitibebê

De lado, de bruços ou de barriga para cima. Muitas mamães têm dúvida de qual a posição certa para o bebê dormir sem riscos e de maneira confortável.

A insegurança na hora de colocar o filho no berço é ainda maior quando levamos em conta todos as histórias que contam.

Para te ajudar, vamos explicar quais desses mitos devem ser ignorados e como a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que você coloque a criança para dormir. Saiba mais!

Por que é importante conhecer a posição mais indicada para o bebê dormir?

O grande medo das mães tem nome: a Síndrome da Morte Súbita. Ela é responsável por grande parte das mortes de bebês em seu primeiro ano de vida e, até hoje, intrigam a sociedade médica que não sabe as causas que levam os pequenos a óbito. Para tentar entender melhor o que acontecia, muitos profissionais da área decidiram analisar a maneira do bebê dormir.

A conclusão é que muito do que se falava antes é um mito que deve ser evitado. Isso porque os anos de pesquisa elencaram fatores que tornem o risco da Morte Súbita maior, como:

  • a posição de bruços ou de lado;
  • a mãe fumar durante a gravidez;
  • o consumo de drogas ou álcool nos 9 meses de gestação;
  • travesseiros ou colchões muito moles;
  • contato com a fumaça do cigarro após o nascimento;
  • ser prematuro ou nascer muito abaixo do peso;
  • o aumento excessivo da temperatura corporal;
  • falta do aleitamento materno;
  • objetos que sufoquem a criança durante o sono.

Qual a melhor posição para dormir?

Depois de identificar características semelhantes nos bebês que sofreram com a Síndrome, os médicos mudaram a orientação. Agora, afirmam que a melhor posição para colocar o bebê dormir – para um cochilo ou para uma noite de sono – é com a barriga para cima.

De acordo com os especialistas, a posição reduz em 70% o risco da morte súbita e permite que as mamães durmam mais tranquilas com a segurança e conforto de seus filhos. Além disso, países que adotaram a nova orientação para o bebê dormir tiveram uma redução significativa nas mortes de recém-nascidos.

A campanha também ganhou força no Brasil quando a Sociedade Brasileira de Pediatria, juntamente com a Pastoral da Criança, lançou, em 2009, a campanha “Dormir de Barriga para Cima é mais Seguro”. No Brasil, de lá para cá, as orientações dos médicos passaram de 23,1% que indicavam a barriga para cima como melhor posição para o bebê dormir, para 76,2%.

Por isso, ao contrário do que muitas avós e bisavós acreditam, colocar o bebê dormir de lado com travesseiros que o mantenham seguro não é a melhor indicação para o sono seguro.

Dicas para colocar seu filho para dormir

Nós sabemos que não é fácil deixar de lado as “orientações” das mulheres mais velhas da família, mas os estudos internacionais já mostraram a eficiência na nova orientação médica. Além disso, as mamães sabem que os pequenos precisam estar confortáveis para terem uma boa noite de sono e assim se desenvolverem plenamente.

Para te ajudar a melhorar ainda mais a qualidade do descanso dos seus filhos, vamos mostrar algumas dicas importantes.

  • para sentir se o bebê está com frio e evitar que a sua temperatura aumente demais, coloque a mão no peito do bebê e sinta se ele está gelado;
  • evite protetores de berço e muitas almofadas, elas podem acabar sufocando a criança e limitam a sua movimentação;
  • deixe braços e mãos livres para realizar os movimentos;
  • seu filho têm berço, deixe-o dormir na cama dele;
  • use roupas leves no calor;
  • fraldas, cheirinhos ou bichinhos de pelúcia devem ser evitados.

Os primeiros meses de um bebê são de adaptação ao novo mundo. Por isso, deixar o seu filho confortável e seguro é extremamente importante para o seu pleno desenvolvimento. Se você tem alguma dúvida quanto ao posicionamento correto para dormir, amamentar ou até mesmo para vestir o seu filho, vá até o seu pediatra de confiança e converse abertamente com ele.

Lembre-se também que se o seu bebê sofre de refluxo, a posição para dormir pode ser diferente, já que ele pode engasgar com o problema ao ficar de barriga para cima. A orientação médica te ajudará a entender melhor as particularidades do caso e dará mais confiança na hora de ninar e colocar o bebê para dormir.

Gostou do conteúdo que preparamos para você hoje? Compartilhe com a gente nos comentários como isso te ajudou a cuidar ainda mais do conforto e saúde do seu bebê ao dormir.

Categoria: Saúde do Bebê
[contact-form-7 id="60" title="Receba Dicas" html_name="dicas-pitibebe"]

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.