Check list: os principais cuidados com o bebê recém-nascido 30/10/2017 Pitibebê

Para ajudar os pais nessa fase da vida dos pequenos resolvemos trazer, neste post, um check list com os principais cuidados com o bebê recém-nascido.

Chegou aquele lindo momento tão desejado de você segurar o seu bebê no colo. Apesar de ser tão sonhado e mágico, é extremamente comum as mamães, principalmente as de primeira viagem ficarem preocupadas com a saúde e a fragilidade dos pequenos nos seus primeiros dias de vida.

Por essa razão resolvemos trazer neste post um check list com os principais cuidados com o bebê recém-nascido. Vamos lá?

Cuidados com o bebê recém-nascido logo após o nascimento

Os especialistas estão cada vez mais seguros em afirmar que amamentar na primeira hora de vida do recém-nascido é um ganho imprescindível, tanto para ele quanto para a mãe. Ou seja, a amamentação na primeira hora de vida é um dos principais cuidados com o bebê recém-nascido. Os benefícios do ato são diversos para a criança. Entre eles, podemos citar:

  • Acalma e aquece;
  • Proporciona uma melhor adaptação ao ambiente;
  • Promove uma adaptação adequada do aparelho respiratório;
  • Protege contra infecções;
  • Amamentar na primeira hora de vida também proporciona um período de descanso maior ao recém-nascido após o parto, pois ele já estará alimentado.

Já para a mamãe: amamentar em livre demanda, logo após dar a luz, libera endorfina auxiliando a amenizar a sensação de dor e ainda muda o foco do incômodo do pós-parto para o bem-estar do recém-nascido. Assim, despertando o instinto de cuidado e proteção estimula também a produção de leite e agiliza a volta do corpo da mãe ao normal.

Na maternidade

Ainda na maternidade os pais precisam ficar atentos às vacinas contra a hepatite B e a BCG – que protege da tuberculose. Veja mais sobre vacinação neste manual do Ministério da Saúde.

Entre os cuidados com o bebê recém-nascido na maternidade também estão alguns exames, como:

  • Teste do olhinho para saber se o bebê enxerga bem;
  • Teste do pezinho que deve ser realizado até o 5º dia de vida;
  • Teste do coraçãozinho e linguinha para checar se há doenças congênitas, síndromes ou alguma outra ameaça à saúde.

A icterícia pode acontecer

Você sabia que mais de 50% dos bebês recém-nascidos e absolutamente normais ficam com a pele amarelada nos primeiros dias após o nascimento e atinge o seu pico perto do 7º dia de vida? Caso isso aconteça com o seu bebê, não se apavore! Porém, é necessário comunicar o pediatra.

O coto umbilical

Geralmente o resquício do cordão umbilical cai até o 15º dia de vida. Até lá, limpe bem a base dele, mais próxima da pele, com álcool 70% a cada troca de fraldas. É normal sair um pouco de sangue. Não se desespere.

Visitas programadas ao pediatra

Para avaliar a amamentação e a saúde do bebê recém-nascido, no geral é necessário visitar o pediatra uma semana depois da alta hospitalar. Na consulta, o pediatra vai indicar o ritmo das próximas visitas, que geralmente ocorrem no 15º dia, no primeiro mês e, depois, mensalmente até um ano de idade.

Visitas de boas-vindas com moderação

Se você optar por receber visitas nos primeiros 28 dias de vida do seu bebê é importante estar ciente que a pessoa esteja saudável e de que as visitas sejam curtas, em torno de 15 minutos. Todos tem que lavar as mãos sem exceção antes de tocar no bebê. A mesma regra vale para os pais.

A mamãe da mesma forma que o bebê também requer cuidados

Os dez primeiros dias são dias de caos! Não tem regras, tudo que facilitar a vida dos pais é permitido. É a fase da livre demanda na qual o bebê mama quando quiser e dorme quando quiser. Além disso, essa pode ser uma fase um pouco complicada para os pais.

Especialmente, para a mãe, que amamenta e, na maioria das vezes, fica sobrecarregada com a demanda constante do filho. Por esse motivo, o pai precisa participar ativamente e a família toda dar suporte para que tudo corra bem nessa linda fase da vida do seu bebê.

 

E aí? O que você achou do conteúdo de hoje sobre os cuidados com o bebê recém-nascido? Ele foi enriquecedor para você? Conte para a gente nos comentários agora mesmo!

Categoria: Saúde do Bebê

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.