Quarto montessoriano: conforto e desenvolvimento 17/11/2017 Pitibebê

Você já ouviu falar em quarto montessoriano, mas sabe o porquê de ele ter esse nome?

Por trás dessa decoração há um conceito e um método muito especial de educação infantil. A Taisa Drummond, uma de nossas colaboradoras, é pedagoga especializada em educação infantil e nesse método. Trabalhou muitos anos em escola montessoriana, e suas duas filhas foram educadas em escolas com esses conceitos. A seguir, ela nos explica um pouco melhor sobre Montessori, e sobre o quarto montessoriano.

Maria Montessori nasceu na Itália em 1870, foi a primeira mulher a se formar médica em seu país. Especializou-se em pedagogia e dedicou-se, inicialmente, às crianças deficientes. Depois, ampliou seus estudos para todas as crianças.

O método Montessori emprega abundante material didático, destinado a desenvolver a atividade dos sentidos, pois Maria acreditava que quanto mais ativa a criança, mais eficiente seu aprendizado. Montessori destacou a importância da liberdade e adaptou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima do professor.

Ritmo próprio, liberdade com responsabilidade, respeito, trabalho e ordem são os princípios básicos do método, replicado em um quarto montessoriano. O ritmo próprio prega que a criança realizará as atividades dentro de seu ritmo e é livre para escolher o que deseja no tempo determinado por sua necessidade interior. Liberdade com responsabilidade significa que a criança aprende a fazer escolhas se responsabilizando por elas e vai estabelecendo seus limites sociais e físicos.

Respeito: a criança, desde cedo, compreende que para ser respeitada, deve ter a mesma atitude com pessoas materiais e ambiente. O trabalho torna a criança independente e enriquece sua personalidade através de seus próprios esforços e escolhas. A ordem significa que todo o ambiente é constituído com base nas necessidades da criança, estabelecendo lugares específicos dos objetos. A organização externa reflete o nosso comportamento interno e vice-versa.

O quarto montessoriano

E o quarto montessoriano foi desenvolvido com base nesses conceitos, pois os brinquedos e objetos pessoais ficam ao alcance da criança, que deve interagir com os mesmos e aprender a organizá-los.

Maria Montessori escreveu pequenos mandamentos para os pais. São orientações simples, mas se você refletir verá que possuem grande sabedoria:

“Nunca ajude uma criança numa tarefa que ela se sente capaz de fazer”

“Qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo na aprendizagem”

“Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo”

Maria Montessori nos deixou em 1952, mas sua sabedoria e seu método educacional ainda são utilizados em diversas escolas espalhadas pelo Brasil e pelo Mundo.

Texto produzido por:

Taisa Drummond, pedagoga especializada em educação infantil e no método Montessoriano – Porto Alegre/RS .

Categoria: Diversos

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.