Roupas para recém-nascido: 5 cuidados essenciais para manutenção 24/07/2018 Pitibebê

As roupas para recém-nascido merecem atenção redobrada. É uma questão de higiene, obviamente, mas também de proteção para a saúde do bebezinho. Confira!

Os cuidados com as roupas para recém-nascido são essenciais para a saúde do bebê. Escolher produtos adequados para lavar as peças, por exemplo, evita que ele venha a sofrer com alergias e irritações na pele.

Misturar as roupinhas tão fofas com as peças dos demais familiares é um dos erros mais comuns. Além disso, existem outros cuidados que devem ser tomados e que você vai saber a partir de agora.

Leia os 5 cuidados essenciais para manutenção de roupas para recém-nascido, mesmo que você não seja mamãe de primeira viagem.

1. Lave as roupas antes do bebê nascer

O primeiro cuidado é dedicado para as futuras mamães: lave o enxoval do bebê a partir do sétimo mês de gestação. Desta maneira, você terá todas as peças à disposição quando o bebê nascer. Sem contar no tempo que você vai ganhar para aproveitar mais o seu bebezinho e a eliminação da correria para ter roupas limpas.

Mas, não esqueça de lavar as roupinhas novas. Mesmo que aquele cheirinho gostoso e a limpeza das roupas novas sejam perceptíveis, os pediatras sempre aconselham que elas sejam lavadas antes do uso. A medida evita qualquer chance de bactérias, ácaros e poeiras.

2. Sempre lave as roupas para recém-nascido separadas

Como citamos no início deste conteúdo, a mamãe (ou o papai) deve lavar as roupas para recém-nascido separadamente. Evite misturar as peças com as roupas dos demais moradores da sua casa. Mesmo que aparentemente ninguém tenha problemas de pele ou algum tipo de infecção, o melhor é não correr o risco de uma contaminação.

Se for deixar as roupas para recém-nascido de molho, separe um balde específico para elas e use sabão neutro. Isso garante que não haja contanto com produtos químicos, como os de limpeza da casa.

3. Leia as instruções na etiqueta

Nem todas as mamães e papais fazem isso. No entanto, ler as instruções na etiqueta da peça de roupa é uma medida preventiva muito importante. Tomando isso como um hábito, os pais protegem a pele do bebê e ainda conservam as roupinhas em perfeito estado por mais tempo.

Roupas para recém-nascido costumam pedir um cuidado maior com as peças estampadas ou com bordados. Há também a recomendação para que se lave as roupinhas à mão nos três primeiros meses de vida do bebê.

4. Use sacos e fronhas para lavar na máquina

O melhor mesmo é lavar as roupas para recém-nascido à mão, principalmente se as peças forem mais delicadas (sapatinhos, meias e gorros). Porém, como nós sabemos que nem sempre temos tempo para fazer isso, ao utilizar a máquina de lavar, separe as peças em sacos especiais ou fronhas.

Produtos químicos também não são recomendados para os primeiros meses. Evite utilizá-los se for lavar as roupas na máquina.

5. Passe as roupas com ferro quente

Usar ferro quente para passar as roupinhas do bebê é uma medida recomendada pelos médicos. A temperatura alta do ferro ajuda a eliminar bactérias e germes.

Portanto, não esqueça que o “lavar e passar” também é recomendado às roupas para recém-nascido.

Gostou do conteúdo de hoje? Importante, não é mesmo? Continue acompanhando o nosso blog cheio de textos especiais sobre bebês. Curta também a página da Pitibebê no Facebook

 

Categoria: Diversos

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.