Teste da linguinha: porque e quando deve ser feito? 12/02/2018 Pitibebê

É lei! O teste da linguinha não é tão conhecido, mas é obrigatório e deve ser feito logo após o bebê nascer. Saiba por que e como é o procedimento!

O teste da linguinha não é tão conhecido entre papais e mamães, mas é super importante. Assim como o teste do pezinho, que é bem mais popular e obrigatório há muitos anos, é um procedimento indispensável. Aliás, desde 2014 é lei: todas as maternidades devem fazer o teste da linguinha!

O teste, capaz de identificar possíveis problemas que envolvem diretamente o órgão, exige que as maternidades estejam preparadas para realizá-lo nas primeiras 24 horas após o nascimento do bebê.

Continue a leitura e descubra por que nenhum bebê deveria deixar de fazê-lo e como é o procedimento.

O que é o teste da linguinha?

O teste da linguinha consiste na avaliação do frênulo da língua em bebês recém-nascidos. Seu objetivo é identificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa.

Como é feito o teste da linguinha?

Apesar de ser feito em uma parte sensível do corpo, o teste da linguinha não causa dor ao bebê. Essa é uma dúvida comum (e um medo) dos papais e mamães, pois ninguém quer ver aquele ser tão pequenininho sentido dores.

O profissional, preferencialmente um fonoaudiólogo, começa o procedimento examinando com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo (aquela pele que fica sob o órgão). Logo após, enquanto a mamãe amamenta o bebê, o mesmo médico faz a avaliação anatômica e da força da sucção do recém-nascido. Além disso, analisa os batimentos cardíacos, respiração e saturação do oxigênio.

No caso de ser detectada alguma alteração na membrana da língua, é feito um corte. Mas, calma! O procedimento também é feito sem causar dor ao bebê.

Observação: nem todo bebê com a língua presa terá problemas para falar. Somente um profissional capacitado poderá lhe dar esse diagnóstico ou recomendar o tratamento adequado.

A amamentação pode ser prejudicada?

Mamãe, não se sinta culpada no caso da amamentação não acontecer de forma correta. Muitas vezes, o problema pode estar na má formação da língua do bebê, o que é mais uma prova da importância do teste da linguinha.

Se o bebê tiver a língua presa, pode sentir mais dificuldade para tirar o leite do peito, o que deve gerar uma diferença visível no tempo da amamentação.

Outro fator muito importante é que os bebês com alteração no frênulo podem desmamar antes do tempo.

O que acontece se não fizer o teste da linguinha?

Reforçamos a ideia de que o teste da linguinha é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Se for feito logo nos primeiros dias do nascimento, as chances de correção de problemas são muito maiores.

A demora em detectar a língua presa, por exemplo, dificulta a recuperação, já que a criança (ou quando for adulto) já sofreu prejuízos consideráveis no desenvolvimento da fala ao longo do tempo.

Tem ainda a questão da autoestima e a dificuldade de aprendizado que podem afetar a pessoa no futuro. Por isso, se feito o teste da linguinha, as chances de garantir uma melhor qualidade de vida aumentam.

Não esqueça: o teste da linguinha é lei federal!

Quanto custa o teste da linguinha?

O teste da linguinha é gratuito em toda a rede pública. No caso de clínicas particulares, cada uma tem a sua política de funcionamento quanto a isso. No entanto, como é um teste de pouca complexidade, há boas chances dele ser incluído nas etapas da sua gestação.

 

Mamães e papais, não esqueçam do teste da linguinha! Combinado? Como vocês acabaram de ler, ele é super importante para o bebê. Se quiser, já pode ir obtendo mais informações com o seu médico a partir de agora.

Gostou do conteúdo sobre o teste da linguinha? Conte nos comentários o que achou e compartilhe sua experiência. Continue acompanhando o blog e fique por dentro de tudo sobre os cuidados com você e seu bebê!

 

Categoria: Saúde do Bebê

Receba via e-mail dicas especiais para cuidar de seu bebê!

Outros textos do blog Pitibebê

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.